Notícias
Desenvolvimento Social
Acredita no Primeiro Passo chega ao Tocantins para promover inclusão socioeconômica
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e o governador de Tocantins, Laurez Moreira, lançaram, nesta quinta-feira (30.10), os programas Acredita no Primeiro Passo e Território de Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva.
Realizada na capital Palmas, a cerimônia reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Caixa Econômica Federal, do Banco da Amazônia, empreendedores beneficiados e famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
O Tocantins é mais um estado a aderir ao Acredita no Primeiro Passo, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social que promove a inclusão socioeconômica e a geração de renda entre famílias inscritas no Cadastro Único. Também são parceiros municípios, entidades, instituições de ensino e empresas.
"Essa integração com as empresas, com as vagas que estão demandando pelo Cadastro Único. Ali, a pessoa se inscreve e fazemos a qualificação. A gente libera os recursos, com essa qualificação ela alcança a condição do emprego. Já são 18 milhões do Cadastro Único e do Bolsa Família que celebraram o contrato de trabalho. Do outro lado, também apoiamos assistência técnica, financiamento e, com isso, a gente garante a superação da pobreza", explicou o ministro Wellington Dias.
O Acredita no Primeiro Passo foi instituído por meio da Medida Provisória nº 1.213, posteriormente convertida em lei e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa tem como foco estimular o empreendedorismo e facilitar o acesso ao microcrédito produtivo orientado, especialmente para famílias do CadÚnico, empreendedores informais, mulheres e pequenos produtores rurais.
O governador Laurez Moreira destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas de geração de renda no estado. "Nós sempre tivemos a preocupação de melhorar a vida, de dar oportunidade principalmente para quem quer empreender no nosso estado. Vimos aqui as linhas de crédito que o Governo Federal coloca à disposição de quem quer montar seu negócio no estado. O Tocantins está junto nessa luta", afirmou.
Outro destaque da cerimônia foi o lançamento do Programa Território de Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva, resultado da parceria entre o MDS e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), formalizada por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED).
Maria Milhomem, reitora da UFT, destacou que a universidade é o espaço de todas e todos. "Nós precisamos ter esse trabalho o tempo inteiro em parceria com o município, com os governos, com os parlamentares, porque a universidade sozinha, ela não caminha. Ela tem que ter essas pessoas ao lado."
A iniciativa prevê a inclusão socioprodutiva de 2.160 pessoas em situação de vulnerabilidade, distribuídas em 36 municípios tocantinenses, por meio de cursos e oficinas voltados à qualificação profissional, ao empreendedorismo e à valorização da produção local. O programa também fomenta a inovação territorial, integrando capacitação, apoio técnico e articulação institucional.
A Caixa Econômica Federal participou da cerimônia com a assinatura simbólica de contratos de crédito no âmbito do programa, contemplando empreendedores beneficiados pela linha Pronaf B, no valor de R$ 7 milhões.
O Banco da Amazônia também aderiu à iniciativa, com a oferta de microcrédito voltado ao fortalecimento de pequenos negócios e atividades produtivas locais pelo Acredita no Primeiro Passo, no valor de R$ 2 milhões.
Assessoria de Comunicação - MDS