Notícias
Semana da Diversidade
29ª Parada do Orgulho LGBT+ conta com a presença do MDS
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) marcou presença na 29ª Parada do Orgulho LGBT+, neste domingo (22.06), para esclarecer dúvidas e divulgar informações sobre políticas públicas voltadas a esse público. O movimento realizado no centro de São Paulo trouxe o tema: “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro".
“Eu quero agradecer a parceria que a Parada de São Paulo fez com o MDS. Eu acho que é fundamental nesse momento que o movimento de paradas se aproxime do Governo Federal, para que, juntos, possamos pensar nas políticas públicas”, enfatizou Almir Nascimento, diretor da Comissão Organizadora da Parada LGBTIQIA+.
O MDS esteve presente em várias atividades realizadas na Semana da Diversidade. Para a coordenadora do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade do ministério, Suely de Oliveira, é importante estar no evento para que todos tenham conhecimento das ações sociais desenvolvidas pela pasta. “Esta parada é a maior do mundo, são muitas pessoas aqui e nós estamos entregando nossos materiais e conversando com as pessoas para esclarecer dúvidas sobre as políticas sociais que combatem as desigualdades em nosso país”, argumentou.
Rivania Rodrigues é uma das ativistas e veio de Pernambuco para prestigiar o movimento. “Eu sou uma mulher preta, sapatão, sou da periferia e sou conselheira nacional LGBTQIA+. Nós estamos aqui para reivindicar nossos direitos. Participei também da Caminhada das Mulheres Lésbicas e acho fundamental que existam políticas públicas voltadas ao público LGBTQIA+", frisou.
A chefe da Assessoria Especial para Assuntos Parlamentares e Federativos (Aspar) do MDS, Felícia Ibiapina, fez um balanço sobre a participação da pasta nas atividades. “O MDS esteve aqui durante toda a Semana da Diversidade. Foi uma importante ação para amparar a população LGBTQIA+ que está em vulnerabilidade. Esse é o cuidado que o MDS deseja ter”, explicou.
O tema da 29ª Parada trouxe luz aos desafios enfrentados por pessoas LGBTQIAPN+ na terceira idade, com reflexões sobre o etarismo e a solidão enfrentada por esta comunidade. O evento deste ano também fez uma homenagem àqueles que desafiaram o tempo, romperam barreiras e abriram caminhos para as gerações seguintes.
Leia Também:
Feira Cultural da Diversidade LGBTQIAPN+, em São Paulo, conta com estande do MDS
MDS participa de oficina sobre o enfrentamento à violência contra pessoas LGBTQIA+
MDS promove ações para fortalecer políticas sociais na Semana da Diversidade
Caminhada das Mulheres Lésbicas e Bissexuais de São Paulo recebe apoio do MDS
Assessoria de Comunicação - MDS