Notícias
AVISO DE PAUTA
25º Encontro Nacional do Congemas reúne gestores de todo o país em Brasília
Brasília recebe o 25º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) entre os dias 5 e 7 de novembro. O evento será realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, com abertura oficial nesta quarta-feira (5.11) e encerramento na sexta-feira (7).
O encontro reunirá gestores municipais de assistência social de todas as regiões do país, especialistas, pesquisadores, representantes estaduais e do Governo do Brasil. O objetivo é pactuar as diretrizes estratégicas, posicionamentos nacionais e prioridades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para 2025, fortalecendo o papel dos municípios e consolidando a assistência social como política de Estado.
A presidenta nacional do Congemas, Penélope Andrade, enfatiza o papel dos municípios na implementação das políticas de assistência social. “Não existe país possível sem municipalismo forte, financiamento estável e capacidade real de proteger pessoas e territórios. Brasília será decisiva para pactuar o futuro da proteção social no Brasil”, afirmou a gestora.
Tema e programação estratégica
Com o tema “25 anos de Encontros CONGEMAS: memórias, resistências e consolidação do SUAS pelo Brasil”, o encontro promoverá um diálogo interfederativo para fortalecer a rede de proteção social.
A programação incluirá painéis nacionais, oficinas simultâneas, lançamentos de publicações, assembleia do Congemas e debates sobre temas como financiamento, vigilância socioassistencial, gestão de emergências e governança interfederativa.
O Congemas apresentará um documento nacional estratégico ao final do evento. O colegiado entregará o material ao Governo do Brasil, ao Congresso Nacional, ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e às redes estratégicas do campo social brasileiro. O documento reunirá as demandas e propostas dos municípios para fortalecer a proteção social no país.
Serviço:
Evento: 25º Encontro Nacional do Congemas
Data: 5 a 7 de novembro de 2025
Abertura oficial: Quinta-feira, 5 de novembro
Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães – Brasília/DF
Site institucional: www.congemas.org.br
Assessoria de Comunicação - MDS