Boletins TRIA
Inserida na Portaria Interministerial MDS/MS nº 25/2024, como estratégia de integração do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) para o combate à fome, a TRIA – Triagem para Risco de Insegurança Alimentar – é um instrumento de identificação do risco de insegurança alimentar nos domicílios brasileiros.
A TRIA vem sendo sistematicamente aplicada por profissionais de saúde nas visitas das equipes de Saúde da Família, no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e outros serviços da Atenção Primária à Saúde, desde novembro de 2023, quando a ferramenta passou a estar disponível nos sistemas da Estratégia e-SUS e Atenção Primária (e-SUS, APS).
A partir de julho de 2024, no âmbito do Projeto de Integração de Dados desenvolvido entre o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), os dados do TRIA passaram a ser regularmente compatibilizados com a base do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.
O link a seguir dá acesso a Notas Técnicas que analisam, sob dois aspectos, os dados da TRIA entre os meses de julho de 2024 a fevereiro de 2025: o avanço da cobertura e os efeitos do Bolsa Família sobre a situação de segurança alimentar das famílias que responderam à TRIA mais de uma vez no período. A partir de 2026, serão lançados boletins periódicos com os resultados da aplicação da TRIA.