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DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Transnordestina realiza primeiros testes de operação no trecho entre Piauí e Ceará

Após liberação do Ibama, ferrovia testa transporte de grãos e projeta rede estratégica de terminais logísticos para escoar a produção regional nordestina
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Publicado em 17/12/2025 14h14 Atualizado em 17/12/2025 14h17
Transnordestina1.jpg

Transnordestina começa testes de transporte de cargas entre Piauí e Ceará (Foto: Yasmin Fonseca/MIDR)

Brasília (DF) — A Ferrovia Transnordestina inicia, nesta semana, um teste operacional no trecho de 585 km entre os lotes de Bela Vista do Piauí (PI) e Iguatu (CE). A primeira locomotiva deve partir na quinta-feira (18), em uma composição com 20 vagões carregados de milho. Serão realizados testes de carga, descarga e operação em marcha.

O transporte de mercadorias na malha ferroviária foi liberado na última quinta-feira (11), com a emissão da Licença de Operação (LO) pelo IBAMA. Segundo a Transnordestina Logística (TLSA), concessionária responsável pela construção e operação da ferrovia, o início efetivo da operação comissionada será programado junto com o Governo Federal, e os governos dos Estados do Ceará e do Piauí.

Projetada para o transporte de cargas de alto desempenho, a ferrovia transportará mercadorias como grãos, algodão, minérios, gesso/gipsita e contêineres, quando a operação comercial for oficialmente autorizada. “A partir do momento que essa ferrovia chegar no Porto de Pecém (PE), ela ganha uma nova escala, uma nova possibilidade, inclusive mais oportunidades para a gente viabilizar outras expansões”, ressaltou Eduardo Tavares, secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do MDIR.

Terminais logísticos

Para garantir que a produção do Nordeste chegue rapidamente aos centros de consumo, a TLSA planeja a instalação de seis a oito terminais logísticos. Entre as estruturas previstas, destacam-se pontos estratégicos como Eliseu Martins e Bela Vista do Piauí (PI), Trindade e Salgueiro (PE), além de Missão Velha, Maranguape e o Porto do Pecém (CE). Este último contará com o TUP NELOG, um terminal de uso privado do Grupo CSN que conectará as ferrovias FTL e TLSA ao porto, facilitando fluxos de exportação e importação.

A viabilização dessas estruturas de armazenamento e movimentação de cargas conta com diferentes modelos de investimento e parcerias. A própria TLSA assumirá a construção e a operação de parte dos terminais. No Piauí, a unidade de Bela Vista deve receber cerca de R$ 50 milhões em investimentos. Já no Ceará, a primeira fase do terminal TUP NELOG está orçada em R$ 900 milhões.

Até o momento, os terminais de Iguatu, Quixeramobim e Quixadá serão de parceiros privados. Essas colaborações devem seguir um modelo de "condomínio", em que as empresas parceiras instalam suas operações dentro da área de concessão da ferrovia, potencializando a eficiência logística da região.

Financiamento

Na última semana, foi assinada a ordem de serviço de infraestrutura para os lotes MVP 9 e 10, correspondentes aos lotes de Baturité e Aracoiaba. Com 100% das obras mobilizadas no Ceará, o projeto já gera mais de 6,5 mil empregos diretos.

Desde 2023, os recursos que financiam a conclusão da Transnordestina vêm sendo captados pela Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (SNFI/MIDR). A finalização dos 19 lotes, que compreendem a Fase I da construção da ferrovia, será viabilizada com o investimento total de R$ 8 bilhões, dos quais R$ 4,4 bilhões são de contribuição da pasta.

O valor inclui recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e do leilão do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor).

TLSA Dezembro25.png
Mapa mostra trechos contratados, em execução e concluídos até o Porto do Pecém (Fonte: TLSA)

 

 


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