Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
Saiba como usar o S2iD para agilizar recursos federais em situações de emergência
Municípios podem registrar ocorrência de desastres e solicitar reconhecimento federal e recursos (Foto: Agência Brasil)
Brasília (DF) – Para acelerar o apoio do Governo Federal às cidades e estados afetados por eventos extremos, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) disponibiliza o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Na plataforma, os municípios podem registrar a ocorrência de desastres, solicitar reconhecimentos federais e recursos para ações de resposta e recuperação, consultar e acompanhar os processos, e buscar informações sobre a gestão de riscos. Para se cadastrar, clique aqui e siga as instruções.
As solicitações são feitas por meio de formulários online, encaminhados para análise da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Dessa forma, a comunicação entre estados e municípios e o Governo Federal se torna mais simples e ágil, tornando a chegada dos recursos para atendimento da população afetada e realização de obras necessárias para a recuperação de estruturas danificadas pelo desastre seja mais eficiente.
A ferramenta integra o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) e tem como objetivo qualificar e dar transparência à gestão de desastres no Brasil por meio da informatização de processos e disponibilização de informações sistematizadas. Atualmente, o S2iD conta com 23.814 usuários, distribuídos em 5.251 municípios. Os dados mostram que o S2iD já está amplamente disseminado no país, com 94,3% dos municípios brasileiros inscritos na plataforma. A adesão é especialmente elevada nas regiões Sudeste (96,8%), Nordeste (96,8%) e Sul (96,1%), indicando forte consolidação do sistema nessas áreas, enquanto o Norte (70,7%) e o Centro-Oeste (57,6%) refletem um menor número de municípios com registros de desastres e reconhecimentos federais.
A plataforma permite uma visualização rápida e clara das informações porque disponibiliza na página principal um mapa com os municípios em situação de emergência e estado de calamidade pública, além de dados em andamento, como o acompanhamento de recursos repassados. É possível pesquisa pelo nome do município ou pela COBRADE, a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres. Para mais informações, acesse aqui e saiba como o S2iD facilita o registro de desastres e a solicitação de apoio federal.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Outras Notícias:
MIDR reconhece a situação de emergência em sete cidades afetadas por desastres
Ampliação do bombeamento do Eixo Norte prepara transposição do Rio São Francisco para novos ramais
Sistema nacional aprimora manejo da irrigação e uso eficiente da água
