Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
MIDR acompanha avanços na reconstrução em municípios gaúchos atingidos pelas enchentes de 2024
Com foco na reconstrução, Defesa Civil Nacional percorre municípios afetados pelas chuvas no RS (Foto: Divulgação/MIDR)
Lajeado (RS) – Em continuidade à agenda do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) no Rio Grande do Sul, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, esteve nesta sexta-feira (20) no município de Lajeado, no Vale do Taquari, uma das regiões mais
afetadas pelas enchentes de 2024. A visita teve como objetivo acompanhar a entrega de unidades habitacionais a famílias atingidas pelos desastres e reforçar o apoio do Governo Federal às ações de resposta e reconstrução nos municípios impactados.Durante a passagem pela cidade, Wolff participou de uma reunião na Universidade do Vale do Taquari (Univates), onde foi apresentado um balanço das ações implementadas no estado após os eventos climáticos extremos. O secretário destacou o esforço conjunto entre o Governo Federal, estados e municípios para atender às populações atingidas e alertou para a intensificação dos eventos extremos. “As mudanças climáticas estão impactando o Brasil e o planeta de um modo geral. Os eventos extremos serão cada vez mais frequentes, mais intensos e com a área de urbanização cada vez maior”, afirmou.
Com mais de 100 municípios afetados pelas chuvas desta semana e milhares de pessoas fora de casa, Wolnei Wolff reforçou que os recursos já estão garantidos para as ações emergenciais. “Tudo o que for preciso nesse evento, que é muitíssimo menor que o do ano passado, os recursos já estão garantidos dentro da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil”, disse. Ele também ressaltou a importância da prevenção e da elaboração de bons projetos. “A realidade não vai mudar. As chuvas vão acontecer todo ano, então é preciso ter bons projetos — e os recursos existem”, completou.
Reconstrução de estradas em Relvado
A equipe da Defesa Civil seguiu para Relvado, onde o secretário anunciou a aprovação de um plano de trabalho para reconstruir cinco trechos de estradas no município, afetadas pelas enchentes de 2024. O valor aportado hoje pelo Governo Federal para mais essa obra foi de R$ 8,9 milhões.
A agenda do secretário no estado, iniciada no dia 19, inclui ainda visitas a outras regiões atingidas pelas enchentes de 2024, com o objetivo de monitorar o andamento das ações de resposta e restabelecimento e manter o diálogo com gestores locais. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, segue em articulação com o estado do Rio Grande do Sul para garantir a continuidade da assistência às comunidades afetadas.
Outras Notícias:
Defesa Civil Nacional vai ao RS e reforça apoio federal às áreas afetadas pelas chuvas
MIDR reconhece a situação de emergência em 57 cidades afetadas por desastres
