Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
Aprovado primeiro plano de trabalho para ajudar Itaperuna (RJ)
Defesa Civil Nacional libera R$ 324 mil para assistência às vítimas das chuvas em Itaperuna (Foto: Reprodução)
Brasília (DF) – A Defesa Civil Nacional aprovou, nesta quinta-feira (12), o primeiro plano de trabalho de assistência humanitária, no valor de R$ 324,7 mil, para ajudar a cidade de Itaperuna, atingida por fortes chuvas desde o início do mês. O recurso poderá ser usado na compra de cestas básicas, água mineral, refeições, kits de limpeza residencial e higiene pessoal, entre outros itens. Para acompanhar as ações de resposta e dar apoio aos municípios, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, viajou para o estado.
Até o momento, 35 cidades fluminenses foram afetadas pelas chuvas desde o dia 1º de fevereiro, resultando em quatro mortes, 2.064 pessoas desalojadas e 85 desabrigadas, conforme dados da defesa civil estadual. O secretário Wolnei, acompanhado de uma equipe técnica, reforçou a importância da agilidade nos processos. “Para acelerar a aprovação dos planos de trabalho e, consequentemente, a liberação dos recursos, os municípios precisam entrar no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), pedir o reconhecimento federal e começar a elaboração dos planos. Em momentos de crise, correr contra o tempo é fundamental para dar suporte às vítimas, nosso principal objetivo é esse, ajudar as pessoas”, afirmou.
As cidades de Piraí e Itaperuna já estão com os reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes. Atualmente, o Departamento de Preparação e Socorro (DPS) da Defesa Civil Nacional opera em nível de alerta (laranja) diante da situação crítica para a proteção da população.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar recursos ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, uma portaria é publicada no Diário Oficial da União (DOU) com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Clique aqui e confira a lista completa dos cursos.
Outras Notícias:
Reconstrução do Rio Grande do Sul avança com repasses e apoio técnico
Defesa Civil Nacional trabalha em esquema de plantão para apoiar estados do Sudeste
Agentes do Acre são capacitados para melhorar resposta a desastres