Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
Reconhecida emergência em 46 cidades afetadas por desastres
Brasília (DF) - A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais 46 cidades afetadas por desastres. As portarias com os reconhecimentos federais foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20). Confira mais detalhes abaixo:
Enfrentam a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem, os municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Senador Guiomar, Tarauacá e Xapuri, no Acre, e Jaçanã e Lucrécia, no Rio Grande do Norte.
Passam por estiagem as cidades de Campo Alegre de Lourdes, Canudos e Matina, na Bahia, e Tobias Barreto, em Sergipe.
Foram castigados por fortes chuvas os municípios de Arvorezinha, Bagé, Coqueiros do Sul, Gaurama, Marau, Três Arroios e Três de Maio, no Rio Grande do Sul, enquanto Piraí do Sul, no Paraná, Senador Salgado Filho e Sete de Setembro, também no Rio Grande do Sul, foram atingidas por tornados.
Já Ernestina e Erval Seco, no mesmo estado, e Aurora, em Santa Catarina, registraram queda de granizo. Os municípios de Rio Pardo, São Jerônimo e Três passos, no Rio Grande do Sul, foram atingidos por vendaval.
Por fim, Uarini, no Amazonas, e Taquara, no Rio Grande do Sul, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de inundações.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Outras Notícias:
Reconhecida emergência em 10 cidades afetadas por desastres
Autorizado repasse de R$ 3,4 milhões para nove cidades afetadas por desastres