Notícias
Etapa atual
Para testar e divulgar o Defesa Civil Alerta (DCA), foram realizados eventos de demonstração da ferramenta – onde a população acompanhou na prática como o DCA irá funcionar. Na fase piloto do projeto, 11 municípios das regiões Sul e Sudeste participaram dessa demonstração.
Na primeira etapa da fase de nacionalização, 36 municípios no Rio Grande do Sul (RS) e o município de Belo Horizonte (MG) também tiveram essa experiência.
Desde o dia 4 de dezembro, todos os estados das regiões Sul e Sudeste estão aptos a utilizar essa tecnologia. Alertas reais do DCA já foram enviados à população, tendo em vista que houve registro de situação crítica que atingisse os critérios para envio.
As definições de conteúdo e do momento de envio dos alertas são de responsabilidade dos órgãos de proteção e defesa civil e a ação é operacionalizada por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP).
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) iniciou as tratativas para que o Defesa Civil Alerta (DCA) esteja disponível também nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste em 2025.
Confira abaixo os municípios que participaram do envio de alerta demonstração:
Fase Piloto (11 municípios do Sul e Sudeste): Roca Sales (RS); Muçum (RS); Blumenau (SC); Gaspar (SC); Morretes (PR); União da Vitória (PR); São Sebastião (SP); Cachoeiro do Itapemirim (ES); Indianópolis (MG); Petrópolis (RJ); Angra dos Reis (RJ).
Primeira fase Nacionalização (36 municípios do RS e Belo Horizonte (MG): Três Forquilhas, Encantado, Rolante, Barra do Guarita, Itati, Cruzeiro do Sul, Alegrete, Uruguaiana, Três Coroas, Dom Pedrito, Igrejinha, Itaqui, Porto Mauá, São Vendelino, Quaraí, Capão do Leão, Pedro Osório, Eldorado do Sul. Parobé, Caxias do Sul, São Sebastião do Caí, Porto Xavier, São Jerônimo, Nova Hartz, Maquiné, Estrela, Montenegro, Novo Hamburgo, São Lourenço do Sul, Iraí, Rosário do Sul, Cachoeira do Sul, Mucúm, Pelotas, Pantano Grande, Santa Maria e Belo Horizonte.
