Rota da Moda
A rota tem um grande potencial de desenvolvimento uma vez que deve contemplar inicialmente quatro dos nove estados da região Nordeste, sendo: Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Bahia (detalhamentos nos quadros 2, 3, 4 e 5). E em um futuro próximo, ser ampliada para os demais estados da região. É valido destacar a tradição do segmento têxtil e moda, que vai desde a cultura do algodão que, apesar de ter sofrido e quase ter sido abolida pela praga do bicudo, vem apresentando sinais de retomada e recuperação, como também pela diversidade de segmentos e de produtos que já são produzidos nas pequenas indústrias e unidades fabris existentes nas diversas microrregiões de cada estado.
Na região Nordeste, e em particular o interior destes estados, tem um grande diferencial e que deve ser aproveitado como oportunidade competitiva, que é a disponibilidade em abundância de mão de obra, na faixa etária economicamente ativa e carente de oportunidades de capacitação e qualificação, para habilitá-los para o trabalho e assim possibilitar a oportunidade de geração de emprego e renda. O segmento hoje já tem um Mix de potencial de produção diversificado que vai desde a moda com apelo religioso, passando por uniformes profissionais, moda praia, artigos de moda em geral, além de produtos com características artesanais, além de produtos no segmento de couro e calçados, acessórios etc. Todos esses segmentos possuem forte indicativo de geração de empregos, pois a relação Homem x Máquina é praticamente um pra um, o que permite a geração de um número representativo de empregos, para as regiões do interior destes estados onde deverão ser as principais áreas de atuação da rota têxtil e da moda por se tratar das regiões mais carentes do pais, e com renda média familiar abaixo de um salário mínimo, a renda média do nordestino é apenas 68,9% da média Brasil e com alto nível de pobreza (IBGE, 2020).
Outra característica que deve ser aproveitada como diferencial competitivo é a predominância da mão de obra feminina e com nível de escolaridade condizente com a atividade laboral das pequenas e médias indústrias de confecções mais especificamente nas pequenas e médias cidades do interior, que serão o foco principal desta rota, até pela escassez de oportunidades de trabalho e de quaisquer outras fontes de renda.
Quadro 2. RIO GRANDE DO NORTE
Nº de empregos pró sertão |
130 em 25 municípios |
Total no estado 539 |
Nº de empregos |
5000 |
Total Aproximadamente 50000 |
Segmentos |
Moda feminina, jeans, uniformes profissionais, praia, bonelaria, infantil |
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Volume de produção oficinas |
1,3 milhões/mês |
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Demandas |
Capacitação gerencial, gestão financeira e de pessoas, capacitação operacional, empreendedorismo |
Melhoria da produtividade e qualidade |
Oportunidades |
Prospecção de novas empresas âncoras, desenvolver marca própria, mão de obra disponível, demanda reprimida em alguns segmentos |
Malha, tactel, Plus size, acessórios, couro e calçado |
Perfil da mão de obra |
18 a 40 anos com segundo grau incompleto |
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Concentração |
Região Seridó |
Cidades polo: Parelhas, Jardim do Seridó, São José do Seridó, Acari, Santana do Seridó |
Capacidade instalada oficinas |
1,8 milhões de peças/mês |
Potencial de crescimento mínimo de 25% nas outras regiões do estado |
Expansão |
Oportunidade de expandir para outras regiões com potencial de desenvolvimento, descentralizar para evitar a saturação da oferta de MOD |
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Figuras 1 e 2. Distribuição geográfica no RN – Rede de relacionamentos e parcerias - Fonte: Sebrae RN 2021?
Quadro 3. ALAGOAS
Nº de empresas |
2.047 |
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Nº de empregos |
+ 5000 |
Total Aproximadamente 50.000 Com potencial para ser trabalhado |
Segmentos |
Moda feminina, jeans, uniformes profissionais, praia, infantil, |
Artesanato, filé, macramê, renda |
Volume de produção no segmento |
6,71 bilhões de peças/ano |
*contemplando-se todos os itens ligados ao vestuário, moda, acessórios e artesanato |
Demandas |
capacitação gerencial, gestão financeira e de pessoas, capacitação operacional, empreendorismo, melhoria da produtividade e qualidade |
*bastante informalidade, tecnologia bastante defasada |
Oportunidades |
Prospecção de novas empresas âncoras, desenvolver marca própria, mão de obra disponível, demanda reprimida em alguns segmentos |
Malha, tactel, plus size, acessórios, couro e calçado |
Perfil da mão de obra |
18 a 50 anos com primeiro grau |
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Concentração |
Maceió, Arapiraca |
Rio Largo, Penedo, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos |
Expansão |
Oportunidade de expandir para outras regiões com potencial de desenvolvimento |
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Fonte: SEBRAE RN, AL, BA e CE (2019)
Quadro 4. BAHIA
Nº de empresas |
1547 |
Total no estado 3000 |
Nº de empregos |
22000 |
+ de 50.000 |
Segmentos |
Moda feminina, jeans, uniformes profissionais, praia, infantil, |
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Volume de produção oficinas |
+ 2 milhões de peças/mês |
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Demandas |
capacitação gerencial, gestão financeira e de pessoas, capacitação operacional, empreendedorismo |
Melhoria da qualidade e produtividade |
Oportunidades |
Prospecção de novas empresas âncoras, desenvolver marca própria, mão de obra disponível, demanda reprimida em alguns segmentos |
Malha, tactel, acessórios, couro e calçado |
Perfil da mão de obra |
18 a 40 anos com segundo grau incompleto |
Disponibilidade de mão de obra abundante |
Concentração |
Salvador |
Cidades polo: Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Santo Antônio, bom Jesus da Lapa |
Expansão |
Descentralizar para evitar a saturação da oferta de MOD |
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Fonte: SEBRAE RN, AL, BA e CE(2015)
Quadro 5. CEARÁ
Nº de empresas |
+2000 |
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Nº de empregos |
+ 40000 |
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Segmentos |
Moda feminina, jeans, uniformes profissionais, praia, infantil |
Predominantemente moda básica e moda praia |
Volume de produção |
+ de 2,5 milhões/mês |
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Demandas |
capacitação gerencial, gestão financeira e de pessoas, capacitação operacional, empreendedorismo |
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Oportunidades |
Prospecção de novas empresas âncoras, desenvolver marca própria, mão de obra disponível, demanda reprimida em alguns segmentos |
Malha, tactel, acessórios, couro e calçado |
Perfil da mão de obra |
18 a 40 anos com segundo grau completo |
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Concentração |
Fortaleza |
Cidades polo: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Freicheirinha Maciço do Baturité. |
Expansão |
Descentralizar para evitar a saturação da oferta de MOD |
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Fonte: SEBRAE RN, AL, BA e CE - 2019
Figura 4. Mapa político do estado do CE Fonte: secretaria de planejamento do estado do CE 2021