Projeto ANDUS

O PROGRAMA

O Projeto ANDUS é uma iniciativa de cooperação técnica entre o governo brasileiro (MDR e MMA) e o governo alemão (Deutshe Gesellschaft für Zusammenarbeit – GIZ). O objetivo do Projeto é a elaboração de uma estratégia nacional de desenvolvimento urbano, ancorada no tripé econômico-social-ambiental da sustentabilidade.

Carta Brasileira para Cidades Inteligentes

O objetivo é consolidar uma visão nacional sobre o tema, por meio da Carta, numa perspectiva convergente de uso responsável e inovador da transformação digital para um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo. O documento também orientará políticas públicas, linhas de financiamento e ações estratégicas nas diferentes escalas de governo, oferecendo oportunidades para que os entes federados desenvolvam projetos alinhados às políticas setoriais e a essa visão comum. A carta oferecerá recomendações aos municípios sobre como usar a transformação digital para promover um desenvolvimento urbano mais sustentável.

COOPERAÇÃO BRASIL - ALEMANHA

O Projeto ANDUS fomenta diálogos periódicos entre as nações. “Cidades Inteligentes” é um tema em destaque na Parceria Urbana Brasil-Alemanha.

Recentemente, foi lançada uma plataforma para a construção da “Carta Brasileira sobre Cidades Inteligentes” - documento nacional de referência para políticas públicas.