Notícias
Iriny Lopes recebe mulheres camponesas
A audiência da ministra foi o último ponto da Jornada de Luta das Camponesas neste mês de março
A ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), recebeu, nesta terça-feira (29/03), uma comissão do Movimento Mulheres Camponesas (MMC). As camponesas debateram com a ministra a política de enfrentamento à violência contra as mulheres, a defesa da lei Maria da Penha, capacitação de camponesas ao acesso às políticas públicas e no combate à discriminação e desigualdades sociais, realização de concurso público para as delegacias das mulheres e formação específica de delegados e delegadas para atender mulheres vítimas de violência.
As camponesas apresentaram à ministra uma pauta. Dentre as questões apresentadas, elas destacaram a necessidade de medidas para efetivar a soberania alimentar e nutricional, a partir da recuperação das sementes crioulas, da preservação dos bens naturais (água, terra, biodiversidade), da valorização e valoração do trabalho das mulheres, com ações de geração de renda e autonomia econômica, cultural e produção nos princípios da agroecologia.
Para dar encaminhamento às reivindicações do MMC, a ministra Iriny Lopes indicou uma comissão da SPM, composta pelas subsecretarias de Articulação e Ações Temáticas, de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e uma representação do movimento.
A audiência com a Ministra Iriny Lopes, encerrou o mês de Jornada de Lutas das Camponesas, dentro das comemorações do 8 de março, Dia Internacional da Mulher. “Nosso objetivo foi fortalecer a organização, com ações para enfrentar a violência, um debate aprofundado sobre as políticas para a produção de alimentos saudáveis com preservação ambiental e dos direitos das mulheres”, afirmou Rosangela Piovizani Cordeiro, membro da Direção Nacional do MMC.