Notícias
Internacional
Wellington Dias propõe criação de uma Aliança Parlamentar Global contra a Fome e a Pobreza
Foto: Divulgação
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, sugeriu a criação de uma Aliança Parlamentar Global contra a Fome e a Pobreza. A proposta foi feita por vídeo, transmitido durante um encontro internacional sobre segurança alimentar na Universidade de Salamanca, na Espanha, na última terça-feira (20.05).
“A Aliança Parlamentar Global contra a Fome e a Pobreza poderia atuar de forma independente, mas em coordenação com a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, para fomentar a aprovação e a expansão de legislação e programas cruciais para o combate à insegurança alimentar e à miséria em cada país”, propôs Dias.
O ministro falou sobre a importância da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, mas pontuou que a iniciativa concentra esforços primariamente no diálogo e na mobilização junto aos poderes executivos e às organizações e instituições financeiras internacionais. “Quem detém a prerrogativa de aprovar as leis nacionais, os programas de grande escala que transformam a vida de milhões de pessoas e os orçamentos que alocam os recursos necessários para essas políticas são os membros dos parlamentos nacionais”, disse.
Para Dias, que preside o Conselho da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, assim como os Poderes Executivo e Legislativo são independentes nas democracias, mas atuam de forma coordenada para o bem comum, há necessidade de uma frente parlamentar global autônoma. “(Seria) uma força independente e poderosa que, ao lado da Aliança Global já estabelecida, poderia acelerar de forma decisiva a nossa marcha rumo a um mundo sem fome e sem pobreza”, concluiu.
Confira a transmissão aqui
Aliança Global
O presidente do Conselho da Aliança Global também utilizou seu momento de fala para explicar o papel dessa iniciativa e salientar os avanços realizados. “A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza nasceu de uma visão compartilhada no G20, sob a liderança do presidente Lula, com o objetivo de dar um impulso político sustentado no mais alto nível para erradicar a fome e a pobreza”, lembrou.
“Já estamos vendo resultados concretos mesmo antes do seu lançamento formal, através dos chamados 'sprints 2030', que demonstram a capacidade de ação precoce da Aliança em áreas prioritárias como transferências de renda, alimentação escolar, inclusão socioeconômica e apoio à agricultura familiar”, acrescentou Dias.
Encontro internacional
O evento “Tudo começa com a alimentação: ações legislativas para alcançar a segurança alimentar e nutricional com enfoque de gênero na Ibero-América e no Caribe” busca, entre 19 e 21 de maio, fortalecer o compromisso político e acadêmico na luta contra a fome e a má nutrição, promovendo sistemas agroalimentares mais inclusivos, sustentáveis e resilientes.
A iniciativa foi organizada pela Universidade de Salamanca e pelo Senado da Espanha, com a colaboração da FAO, Aecid, Segib, Frentes Parlamentares contra a Fome, Fiap e Amexcid, além da prefeitura de Salamanca e da Junta de Castela e Leão.
O vídeo do ministro Wellington Dias foi exibido no painel “Possíveis contribuições da Aliança Parlamentar Ibero-Americana e Caribenha para a luta contra a fome e a má nutrição”. O evento buscou fortalecer e dar visibilidade à Aliança Parlamentar Ibero-Americana e Caribenha pela Segurança Alimentar para Todos e Todas, destacando suas contribuições para o fortalecimento da democracia, entre outros objetivos.
Aliança Parlamentar Ibero-Americana e Caribenha pela Segurança Alimentar para Todos e Todas
Formalizada em 2024, a aliança é uma rede de parlamentares da América Latina e do Caribe, Espanha e Portugal que, por sua vez, integra os 22 capítulos nacionais da Frente Parlamentar contra a Fome (FPH) e seis parlamentos regionais. Para sua consolidação, tem sido relevante o trabalho de mais de 15 anos da FPH, assim como a contribuição do senado da Espanha e da assembleia de Portugal.
Assessoria de Comunicação - MDS