Notícias
Balanço
Programa do MDS disponibilizou mais de 16 mil vagas de acolhimento em 2025
Comunidade de Acolhimento - Projeto Social Fundação Dr. Jesus. Foto: Roberta Aline/MDS
Cuidado e Acolhimento de Usuários e Dependentes de Álcool e Outras Drogas é o nome do programa do MDS que financia vagas e acolhimento em regime residencial, transitório e extra-hospitalar, para pessoas com problemas de transtorno por uso de substâncias.
Realizado pelo Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas (Depad), o programa disponibilizou mais de 16 mil vagas de acolhimento voluntário financiadas pelo Governo do Brasil, em 2025.
Neste ano, o departamento também publicou o Estudo de Perfil dos Acolhidos, com dados de 2.710 pessoas em 271 entidades contratadas. O levantamento mapeou características sociodemográficas, históricos de uso de substâncias e situação social dos acolhidos.
Outra pesquisa, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), monitorou 518 unidades de acolhimento distribuídas por todo o Brasil, considerado o maior levantamento na história.
Capacitação
Os profissionais do Depad realizam ações de capacitação, que contam com parceiros externos e especialistas convidados, incluindo psicólogos, assistentes sociais, advogados e profissionais com competência nas áreas de direitos humanos, saúde mental e políticas públicas sobre álcool e outras drogas. Foram oito rodadas de ciclos de palestras em 2025, resultando em mais de 1.400 certificações.
Cebas
A Certificação para Entidades Beneficentes de Assistência Social Atuantes na Redução da Demanda de Drogas (Cebas) é concedida pelo Depad às organizações sem fins lucrativos que são reconhecidas como beneficentes e que atuam na redução da demanda de drogas. A certificação permite imunidade das contribuições de seguridade social.
Assessoria de Comunicação - MDS