Notícias
Desenvolvimento Social
Saída do Brasil do Mapa da Fome é celebrada em encontro do Conselhão
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participou da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), realizada no Palácio Itamaraty, nesta terça-feira (5.08). No encontro, foram apresentadas entregas do colegiado e celebradas conquistas como a saída do Brasil do Mapa da Fome, a queda dos índices de pobreza e desemprego, e o avanço da Reforma Tributária.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a relevância do Conselhão como símbolo da diversidade e da construção coletiva do desenvolvimento nacional. “Este Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável é a cara do Brasil que constrói a nossa prosperidade. A prosperidade verdadeira só existe se for compartilhada e só se fará com ampla e efetiva participação de organizações da sociedade civil”, argumentou.
É com muito orgulho que comunico a vocês que o Brasil voltou a sair do Mapa da Fome (...). Este é um dos momentos mais relevantes deste meu terceiro mandato. Isso só foi possível, porque implementamos políticas públicas que colocam as pessoas no centro da ação de governo”
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil
Os avanços sociais e econômicos do Brasil e o compromisso do Governo Federal com a soberania nacional, a democracia e o bem-estar do povo foram outros pontos destacados pelo mandatário brasileiro. Além disso, Lula celebrou conquistas recentes, como a saída do Brasil do Mapa da Fome, a redução histórica da extrema pobreza e do desemprego, o crescimento econômico e os investimentos recordes em infraestrutura, saúde, educação e agricultura.
“Nosso país celebra sucessivos recordes em matéria social e econômica. É com muito orgulho que comunico a vocês que o Brasil voltou a sair do Mapa da Fome, feito reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Este é um dos momentos mais relevantes deste meu terceiro mandato. Isso só foi possível, porque implementamos políticas públicas que colocam as pessoas no centro da ação de governo”, disse o presidente, ao frisar que as conquistas são resultado de políticas públicas que colocam como prioridade os mais pobres e a cobrança mais justa dos mais ricos.
O ministro Wellington Dias também celebrou os avanços no desenvolvimento social do país. “Estamos em uma agenda muito importante do Conselhão. Este é mais um passo para a construção do Brasil soberano, um Brasil fora do Mapa da Fome e, agora, focando no cuidado com as crianças. Este é o compromisso do Brasil com a primeira infância."
Conselhão
Durante a reunião, Lula assinou o decreto que institui a Política Nacional para a Primeira Infância. “O presidente sabe a importância dessa integração de cuidados na área social, da educação, na área da saúde, todas as áreas cuidando das crianças para fortalecer as estruturas do nosso país”, complementou o titular do MDS.
Foram apresentados ainda os resultados do Grupo de Trabalho de Spread Bancário, que resultou na criação do Crédito do Trabalhador, também foi assinado um decreto do Conselho Consultivo para a Transformação Digital e divulgada a versão preliminar do portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica, que será apresentado na COP30. Os protocolos de intenção do Arco da Dignidade da População Negra e do programa Amazônia Mais Digital e Menos Desigual também foram firmados.
Na parte da tarde, o Conselhão seguiu com uma série de painéis e mesas temáticas reunindo autoridades e conselheiros para debater caminhos convergentes para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país. A cerimônia marcou ainda a posse da nova composição do colegiado, que atuará pelos próximos dois anos.
O Conselhão é um órgão de assessoramento direto ao presidente da República em todas as áreas de atuação do Poder Executivo, na formulação de políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável do país. O colegiado é um importante espaço de fortalecimento das instituições e da democracia brasileira, porque permite a escuta ativa de representações da sociedade brasileira, considerando sua complexidade e heterogeneidade.
Assessoria de Comunicação - MDS, com informações da Secom - PR