Notícias
Segurança Alimentar
MDS e UnB firmam parceria em projeto de políticas alimentares comparadas
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Universidade de Brasília (UnB) assinaram, nesta segunda-feira (15.12), o “Projeto em Cooperação - Políticas Alimentares Comparadas: Brasil-México-Espanha”. A parceria ocorre no âmbito do Grupo de Trabalho de Cooperação Acadêmica em prol dos objetivos da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
“É com muita alegria que celebramos a parceria com a UnB e um trabalho com toda a sua experiência, integrado com Brasil, México e Espanha, podendo acompanhar as políticas alimentares dessas três experiências do mundo”, afirmou o titular do MDS, Wellington Dias. “Isso vai permitir grandes resultados, tanto para os países envolvidos, como para outras regiões do mundo e, portanto, para a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, da qual, com muito orgulho para todos nós brasileiros, a UnB é parte”, observou.
O projeto busca sistematizar e divulgar evidências científicas e técnicas que contribuem para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à regulação do mercado de alimentos e ao desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis. A iniciativa contempla a comparação entre ações do Brasil, México e Espanha, pela relevância de suas ações nessa temática.
A iniciativa parte do diagnóstico evidenciado pelo relatório O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo - Sofi 2025, segundo o qual a inflação de alimentos constitui uma das principais causas estruturais da fome no mundo, comprometendo o direito humano à alimentação adequada. O documento reconhece que o enfrentamento desse problema exige o desenvolvimento de políticas públicas integradas, capazes de articular ações regulatórias, promoção de sistemas alimentares sustentáveis e medidas que assegurem o acesso equitativo à terra e aos territórios.
A reitora da UnB, Rozana Naves, salientou que a universidade irá contribuir com a expertise em diversas áreas do conhecimento. “Estamos muito alegres de poder contribuir com o MDS nessa iniciativa de fôlego, que congrega a experiência desses três países importantes para o desenvolvimento global. Agradecemos, sobretudo, a confiança do ministério na realização desse trabalho conjunto”, declarou.
A execução do projeto está prevista para o período de dezembro de 2025 a novembro de 2026 e pretende realizar dois seminários internacionais. Além disso, estuda-se a possibilidade de promoção de fóruns híbridos de intercâmbio, para troca de experiências e aprofundamento técnico. Também estão no escopo da iniciativa ações de divulgação de políticas públicas baseadas em evidências.
Grupo de Trabalho
O Grupo de Trabalho Cooperação Acadêmica em prol dos objetivos da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza foi instituído em agosto de 2025, no âmbito do MDS. A instância visa impulsionar o engajamento acadêmico no combate à fome e à pobreza, fortalecer o pilar de conhecimento da Aliança e estimular a colaboração contínua entre pesquisadores e formuladores de políticas públicas, oferecendo subsídios acadêmicos que permitam a cada país construir suas próprias estratégias de combate à fome e à pobreza.
Confira aqui o relatório parcial de atividades do GT
Aliança Global
Lançada em 2024, a iniciativa tem como objetivo apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza, ao mesmo tempo em que reduz as desigualdades e defende caminhos de transição sustentáveis, inclusivos e justos. Atualmente, ela conta com mais de 200 membros, entre organismos internacionais, bancos de desenvolvimento, instituições financeiras e organizações da sociedade civil. O ministro Wellington Dias é copresidente da Aliança Global.
Assessoria de Comunicação – MDS