Notícias
Podcast
Fala MDS: podcast aborda ações que contribuíram para o aumento da classe média no Brasil
O Brasil voltou a ser um país de classe média. É o que revela a pesquisa assinada pela Tendências Consultoria e divulgada em janeiro de 2025. Segundo a análise, entre junho de 2023 e dezembro de 2024, 1,5 milhão de famílias deixaram a baixa renda. Neste mesmo período, 972 mil pessoas inscritas no Cadastro Único alcançaram a classe média, com renda individual de R$ 3.400 ou mais.
Para falar sobre a nova classe média brasileira e as ações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) que contribuíram para este resultado, o Fala MDS desta sexta-feira (17.01), recebe o secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton.
“O Brasil voltou majoritariamente a um país de classe média quando coloca 50,1% dos domicílios pertencentes às classes C ou superiores. Desde 2015, isso não acontecia. Então é um dado histórico e marcante”, destaca o secretário.
A pesquisa da Tendências Consultoria foi feita com base no cruzamento de dados do Cadastro Único e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
No podcast, Luiz Carlos Everton fala sobre a migração da pobreza para a classe média. “Começa primeiro com a nova política do Bolsa Família, que é esse programa de transferência de renda que melhorou a vida de milhões de pessoas e de todas as políticas que foram colocadas pelo próprio Ministério do Desenvolvimento Social, que contribuíram também para que essa migração se efetivasse. Além de valorização do salário mínimo e, evidentemente do PIB (Produto Interno Bruto). Tudo isso contribuiu para que esses números fossem revelados”.
Ao longo da entrevista, o secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS também detalha os avanços do Programa Acredita no Primeiro Passo que, ao ter diferentes frentes de incentivo ao emprego e ao empreendedorismo entre o público do Cadastro Único, contribui para a melhora de vida das pessoas mais vulneráveis economicamente.
Podcast
O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.
Assessoria de Comunicação – MDS