Notícias
Segurança Alimentar
Estratégia Alimenta Cidades é apresentada no Fórum Global do Pacto de Milão 2025
No mês em que é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, uma série de eventos nacionais e internacionais tem sido palco para as ações, programas e políticas públicas executadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), voltados à promoção da Segurança Alimentar e Nutricional no país. Foi nesse contexto que representantes de cidades brasileiras ganharam destaque no Fórum Global 2025, realizado em Milão, na Itália, entre 13 a 17 de outubro. O evento foi palco de debates e diálogos no contexto do Pacto de Milão – um acordo internacional que reúne cidades comprometidas em desenvolver políticas e ações para sistemas alimentares urbanos mais sustentáveis, inclusivos e saudáveis.
Representantes de Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Osasco, Recife, Porto Alegre e São Paulo que integram a Estratégia Alimenta Cidades, implementada pelo MDS desde 2024, mostraram de que forma as políticas públicas municipais vêm conectando saúde, segurança alimentar e agenda climática, em sintonia com os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).
As signatárias do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana (Milan Urban Food Policy Pact – MUFPP) assumem compromissos em áreas como acesso a alimentos adequados, compras públicas sustentáveis, redução de perdas e desperdícios, apoio à agricultura urbana e periurbana, e fortalecimento da governança participativa entre governo, setor privado e sociedade civil.
Além desse tema, outras ações do Governo do Brasil foram apresentadas em diferentes frentes do encontro, como o novo Marco de Sistemas Alimentares e Clima para Políticas Públicas, recém lançado pelo MDS, apresentado na sessão “Mudanças Climáticas – Políticas Alimentares e a Agenda Climática: experiências de cidades e políticas colaborativas urbanas/nacionais”. Na sessão “Cadeia de Suprimentos Local – Governança multinível e aprendizados a partir dos Diálogos União Européia - Brasil”, a Estratégia Alimenta Cidades foi apresentada como arranjo prático de cooperação entre níveis de governo nacional e local. Além disso, o MDS esteve representado na Sessão Regional – com as cidades da América do Sul – reforçando a experiência do Marco de Clima e da Estratégia Alimenta Cidades como referências para orientar ações municipais e o alinhamento com políticas nacionais.
Entre as cidades brasileiras representadas no evento, Belo Horizonte recebeu menção especial no Prêmio Pacto de Milão 2025, na categoria “Produção de Alimentos”, pelo Banco Público de Sementes Crioulas e Agroecológicas — iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em parceria com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. O reconhecimento evidencia o papel da agroecologia e da conservação da sociobiodiversidade como bases para um abastecimento saudável, resiliente e de baixo carbono, e simboliza o avanço de políticas municipais que inspiram e dialogam com a agenda nacional.
Lançado em 2015, durante a Expo Milão, com apoio da FAO e da Prefeitura de Milão, o Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana consolidou-se como uma das principais redes globais dedicadas a transformar os sistemas alimentares das cidades. Em 2025, o Fórum reafirmou que a transição só será bem-sucedida com justiça e equidade, mobilizando governos nacionais, setor privado e sociedade civil para garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada, promover saúde e fortalecer a paz. Nesse cenário, a experiência brasileira mostrou caminhos práticos para reduzir a fome, melhorar a qualidade da alimentação e impulsionar a ação climática, de forma conjunta, participativa e em escala. Programas como Cozinha Solidária, Agricultura Urbana e Periurbana e o Programa de Aquisição de Alimentos são exemplos de como o país vem avançando na agenda de promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada.
Para saber mais sobre as ações, programas e políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, acesse a página da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Assessoria de Comunicação - MDS