Notícias
COOPERAÇÃO
Em reunião com embaixador português, Wellington Dias destaca cooperação na área social
Foto: Roberta Aline/MDS
A cooperação entre Brasil e Portugal foi o tema da audiência entre o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos. Eles estiveram reunidos nesta segunda-feira (12.01), em Brasília.
Durante o encontro, Wellington Dias deu ênfase a avanços do Governo do Brasil no campo social, desde 2023. “O Brasil saiu do Mapa da Fome, tirando milhões de pessoas dessa condição em menos de dois anos, por meio de ações políticas decisivas”, afirmou o ministro.
Neste contexto, a atuação do Brasil à frente do G20, que culminou na criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, foi ponto de destaque na reunião. A partir da Aliança, o governo brasileiro colocou o combate à fome e às desigualdades no centro do debate mundial.
Wellington Dias ressaltou a importância da participação de Portugal no Conselho de Campeões da Aliança. O país europeu colaborou para a promoção do mecanismo e do apoio ao desenvolvimento de iniciativas da cesta de políticas públicas, em especial junto aos países lusófonos.
“Gostaria de agradecer a tudo que fez por nós e pela embaixada. Foi um caminho muito bom que nós fizemos juntos, sobretudo no G20 e na Aliança Global”, declarou o embaixador Luís Faro Ramos.
Portugal aderiu à Aliança em novembro de 2024, reafirmando compromisso político com a iniciativa, garantindo aporte financeiro anual até 2030. A estruturação do fundo tem sido conduzida em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Prioridade
A atuação internacional prioriza a cooperação em proteção social, inclusão produtiva e segurança alimentar, com ênfase em parcerias técnicas que promovem intercâmbio de políticas públicas. A cooperação com parceiros europeus tem privilegiado troca de experiências sobre sistemas de assistência social, políticas familiares e estratégias de combate à pobreza.
Iniciativas com países de língua portuguesa têm sido fortalecidas por meio do diálogo político com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização internacional voltada à cooperação entre nações lusófonas.
Assessoria de Comunicação - MDS