Notícias
Comunicação Social
Em cerimônia de posse, ministro Sidônio Palmeira defende combate às fake news
O combate às notícias falsas – às fake news - foi o tema central da cerimônia de posse do novo ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Sidônio Palmeira. O evento foi realizado nesta terça-feira (14.01), no Palácio do Planalto, em Brasília, com participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na ocasião, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, falou sobre o importante papel da Secom no âmbito do acesso às políticas públicas do Governo Federal, em especial as políticas sociais.
O ministro Sidônio sabe da importância da comunicação para que a gente possa chegar em cada canto do Brasil e melhorar a vida das famílias"
ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias
“O ministro Sidônio assume como alguém que conhece o coração do Governo, sabe as prioridades do presidente Lula e sabe da importância da comunicação para que a gente possa chegar a cada pessoa, em cada canto do Brasil, e melhorar a vida das famílias, cada vez mais”, afirmou o titular do MDS.
Ao ser empossado, Sidônio Palmeira enfatizou que o principal trabalho à frente da comunicação será na luta contra a disseminação de informações falsas. “Precisamos do envolvimento de todos e todas. A ONU reconhece o combate às fake news como uma questão de direitos humanos”, ressaltou o novo ministro. “Essa não é apenas uma questão de Governo, é uma questão da nação, é uma questão do mundo. Seguimos firmes. A verdade, por mais lenta que pareça, é o único antídoto contra a velocidade da mentira”, complementou.
No discurso de despedida da Secom, o então ministro Paulo Pimenta destacou os avanços do governo brasileiro na luta contra as fake news, além de restabelecer uma relação democrática com os veículos de comunicação e imprensa.
“Recuperamos uma relação de respeito, um ambiente republicano, com as agências que trabalham com o governo, com os veículos de comunicação. Democratizamos o acesso às mídias do governo, às rádios comunitárias, aos pequenos sites”, declarou Pimenta.
“Hoje, o Brasil inteiro se enxerga e faz parte da política de comunicação do governo. Tudo isso faz com que eu tenha certeza de que o país está no rumo certo e de que nós temos condições de avançar muito mais”, concluiu.
Assessoria de Comunicação - MDS