CadINSAN
O CadInsan – Indicador de Risco de Insegurança Alimentar Grave Municipal a partir dos dados do Cadastro Único – foi desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome (SECF/MDS) como uma ferramenta inovadora para prever o risco de insegurança alimentar grave entre as famílias inscritas CadÚnico. Seu propósito central é monitorar a magnitude e a incidência desse risco em nível municipal, fornecendo informações tempestivas para subsidiar a tomada de decisões no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
A proposta responde à limitação das pesquisas amostrais – como a Pnad Contínua (PnadC) – em fornecer diagnósticos sobre a fome em nível municipal. Utilizando técnicas de regressão logística multivariada, o CadInsan estima a probabilidade de um domicílio inscrito no CadÚnico estar em situação de insegurança alimentar grave, com base em fatores preditivos identificados a partir dos dados da PnadC 2023. Entre as variáveis utilizadas no modelo estão: renda per capita, sexo e raça da pessoa responsável pelo domicílio, presença de menores de 18 anos, tipo de área (urbana/rural), setor de ocupação e região geográfica.
Ao fornecer dados por município, inclusive para populações não abrangidas pelas pesquisas amostrais do IBGE (como indígenas e quilombolas), o CadInsan se estabelece como um instrumento estratégico para o planejamento e monitoramento do Plano Brasil Sem Fome e das ações do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).