Parcerias

Articulação e Parcerias

Ao identificar, propor e articular oportunidades de parcerias, a Secretaria de Articulação e Parcerias (SAP) potencializa o desenvolvimento e a implementação de programas do Ministério em diferentes regiões do país, aproximando empresas, instituições e fundações às políticas públicas de desenvolvimento social e esporte. Assim, a agenda de articulação e parcerias representa inovação institucional relacionada à necessidade de fomentar uma maior interação entre os setores público e privado.

Projetos e Parcerias

Seis parcerias merecem destaque, por sua magnitude, ineditismo, potencialidade e inovação

  • Novo Cadastro Único: iniciativa do Ministério da Cidadania que consiste em redesenhar e modernizar o Programa Bolsa Família e o Cadastro Único. Como parte integrante nos grupos de trabalho temáticos (Carteira Digital e Meios de Pagamento; Inteligência Artificial e Análise de Dados; Redes Sociais e Conexão ao Emprego; Parcerias Internacionais) a SAP teve o papel de mobilizar os parceiros especialistas nessas temáticas, para que contribuam com ideias, soluções, casos e estudos que possam fortalecer o novo programa.
  • Brasil em Campo: mais nova iniciativa do Ministério para incentivar a prática de esportes no país, o projeto prevê a criação de infraestrutura esportiva e paradesportiva em todo o território nacional a fim de democratizar o livre acesso a atividades físicas de qualidade, promover cidadania e unir as pessoas, inspirando-as a superarem seus próprios limites e transformarem suas vidas. A SAP tem papel basilar na busca por novas fontes de financiamento para a construção, administração e manutenção das instalações, bem como na mobilização de parceiros da iniciativa privada.
  • Criança Feliz: a SAP tem realizado negociações com o BNDES visando seu apoio à agenda de atenção à primeira infância.
  • Programa de Acesso à Água – Cisternas: a SAP tem realizado busca ativa por novos parceiros interessados em contribuir para o Programa de Acesso à Água – Cisternas. Além de auxiliar no desenvolvimento dos termos formais de Parcerias, na mobilização de novos parceiros, a SAP vem auxiliando na governança do programa, colaborando na construção do Painel de Ações e Indicadores, no monitoramento dos resultados e no acompanhamento do relacionamento entre as parcerias.
  • Aliança por Brumadinho: consiste em conjunto de ações desenvolvidas pelo governo federal, estadual, municipal, empresas e sociedade civil que visam desenvolver ações em linha com as necessidades do município causados pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, em Minas Gerais, ocorrido em 25 de janeiro de 2019. A SAP exerce o papel central de retomar o projeto, após a paralização causada pela pandemia do COVID. Os principais objetivos são: a) redefinição do escopo do projeto, visando construir um diagnóstico rápido para direcionamento das ações dos parceiros e definição da agenda prioritária da Aliança para os próximos meses; b) mobilização de Parceiros para reconstruir a rede de parceiros envolvidos na Aliança, com a pactuação de novas iniciativas.

Direcionadores Estratégicos para Articulação e Parcerias

Visão: Alcançar parcerias que promovam inovação, amplificação e consolidação das políticas públicas fomentadas pelo Ministério da Cidadania

Valores
Transparência
Cooperação
Ética
Eficiência