Programa Vem Ser
Visando ampliar as políticas públicas do desporto educacional em âmbito nacional, o novo programa Vem Ser! é uma iniciativa da Secretaria Especial do Esporte que, referenciado nos princípios do desenvolvimento esportivo e dos valores a ele intrínsecos, vem expandir as ações da secretaria, difundindo as potencialidades do esporte, da promoção da saúde e da inclusão social. Dessa forma, o Vem Ser! é um convite aos jovens para que, por meio do poder transformador do esporte, sonhem alto e se tornem muito mais do que seu contexto social delimita.
Destina-se, portanto, a oportunizar o acesso de crianças e adolescentes à iniciação esportiva de qualidade, prioritariamente daqueles que se encontram em áreas de vulnerabilidade social e que preferencialmente estejam matriculados na rede pública de ensino. A iniciação esportiva possibilita que se desenvolvam física e mentalmente, descubram habilidades e utilizem o esporte como ferramenta de transformação social, por meio de programas de formação, treinamento, complementação educacional, competições e eventos. Ela pode ocorrer dentro e/ou fora das escolas e é de fundamental importância para a formação cívica e cidadã das crianças e adolescentes.
Os núcleos esportivos do programa VEM SER! são viabilizados por meio de parcerias entre a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) e governos dos estados, dos municípios, do Distrito Federal, instituições públicas federais de ensino e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), com apoio de recursos financeiros próprios da Secretaria Especial do Esporte ou por meio de emendas parlamentares.
Diretrizes do Programa Vem Ser! 2022
Público-alvo do programa
Crianças e adolescentes com faixa etária preferencialmente entre oito anos e obrigatoriamente 17 anos.
Objetivos do programa
- Oferecer práticas esportivas para crianças e adolescentes.
- Ofertar condições pedagógicas adequadas à prática do esporte educacional.
- Motivar a promoção de ações intersetoriais que integrem a política esportiva educacional aos demais setores, como: educação, saúde, cultura e defesa.
Metodologia
Para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos-atletas, os conteúdos propostos deverão ser abordados em aulas e desenvolvidos da seguinte maneira:
- círculo da acolhida: recepção dos alunos-atletas e retomada dos conteúdos da aula anterior, bem como explicação dos valores e competências da aula do dia;
- desenvolvimento: execução das atividades das modalidades ofertadas, estimulando assim o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional;
- momento Vem Ser!: a equipe orientará os alunos-atletas a relacionarem as vivências esportivas com os fatos da vida cotidiana, propiciando o desenvolvimento integral.
Núcleo do Programa Vem Ser!
Vem Ser! pode ser estabelecido em escolas ou em espaços comunitários (públicos ou privados). As atividades são desenvolvidas no contraturno ou complemento escolar e os espaços físicos devem ser adequados às práticas esportivas elencadas no projeto técnico:
- cem crianças e adolescentes, respeitando-se o limite mínimo de 80 alunos-atletas;
- iniciação esportiva de, no mínimo, duas modalidades esportivas por aluno-atleta, conforme a faixa etária;
- equilíbrio de gênero, compreendendo e respeitando a especificidade de cada indivíduo e a realidade de cada município;
- Frequência - quatro horas semanais – 16h/aula/mês;
Ações Financiáveis
Material Esportivo e Uniforme | R$ 41.000,00 |
Recursos Humanos | R$ 195.000,00 |
Material de Monitoramento (Tablet) | R$ 1.200,00 |
Material de Higienização - Combate a Covid 19 | R$ 5.000,00 |
Divulgação e Eventos | R$ 7.500,00 |
Total | R$ 249.700,00 |
Os núcleos esportivos do Programa VEM SER! são viabilizados por meio de parcerias entre a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social e governos dos estados, dos municípios, do Distrito Federal, instituições públicas federais de ensino e Organizações da Sociedade Civil, com apoio de recursos financeiros próprios da Secretaria Especial do Esporte ou por meio de emendas parlamentares.