Notícias
Tarifa Branca
Nova Tarifa Branca: segundo workshop aprofunda diálogo com associações setoriais
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sediou, nesta quarta-feira (28/1), o segundo workshop da série de encontros sobre a Nova Tarifa Branca. Transmitido pelo canal da Agência no YouTube (www.youtube.com/aneel), o evento promoveu a aproximação entre regulador, distribuidoras, consumidores e representantes da geração distribuída.
O workshop permitiu discutir percepções, desafios operacionais e potenciais impactos da implementação do novo modelo tarifário. Para o diretor-relator do processo, Fernando Mosna, “ninguém vai ter como apontar uma única direção num tema como Tarifa Branca, mas todo mundo vai ter a possibilidade de apresentar seus encaminhamentos, suas preocupações e fazer com que o regulador ouça, analise e, de modo informado, forme sua convicção”.
Durante o encontro, foram abordados aspectos relacionados à implementação da Nova Tarifa Branca, com destaque para os efeitos esperados sobre o comportamento de consumo, a necessidade de estratégias de comunicação integradas, os impactos para o segmento de geração distribuída, além de considerações sobre prazos, investimentos e possíveis reflexos locacionais decorrentes da adoção do novo modelo.
Participaram dos debates o diretor executivo de Regulação da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Ricardo Brandão; o consultor legislativo do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Wellington Tadeu; o diretor de Recursos Energéticos Distribuídos da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), José Wanderley Marangon; o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia; a presidente do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (Conacen), Rosimeire Costa; e o diretor executivo da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica de Menor Porte (Abrademp), Rogério Zimmermann.
Sobre a Consulta Pública
A realização do workshop ocorre em consonância com a Consulta Pública nº 46/2025, que avalia a adoção automática da Tarifa Horária para unidades consumidoras de baixa tensão com consumo igual ou superior a 1.000 kWh/mês. A proposta busca estimular o consumo de energia em horários de menor custo, aumentar a eficiência do sistema e alinhar a estrutura tarifária às transformações em curso no setor.
O ciclo de debates sobre a Nova Tarifa Branca segue com o terceiro e último workshop, marcado para a próxima quarta-feira (3/2), que irá tratar da importância da Tarifa Branca, bem como das estratégias de comunicação e divulgação junto à sociedade. Faça sua inscrição aqui. https://abrir.link/hSRQd
Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2026/aneel-inicia-serie-de-workshops-sobre-a-nova-tarifa-branca
