1ª Chamada Pública

Acompanhe a 1ª Chamada Pública de Sandboxes Tarifários.

Publicado em 10/11/2023 15:17Modificado em 22/09/2026 10:41
Compartilhe:

Foi realizada a 1ª Chamada Pública de Sandboxes Tarifários, oportunidade em que as distribuidoras foram chamadas a apresentarem projetos-pilotos sobre experimentação de novas tarifas e de faturamento dos consumidores de energia.

Etapas

Reunião Técnica sobre a 1ª Chamada Pública

Foi realizada, em 27 de junho de 2022, reunião técnica com as distribuidoras e empresas executoras (consultorias, academia, startups) interessadas em realizar Sandboxes Tarifários. Na oportunidade, foram colhidas as percepções e dirimidas as dúvidas sobre o processo da 1ª Chamada Pública.

Aviso da 1ª Chamada Pública

A abertura da 1ª Chamada Pública foi deliberada pela Diretoria da ANEEL na Reunião Pública de 23 de agosto de 2022. O objeto, o cronograma e as demais condições da 1ª Chamada Pública de Sandboxes Tarifários foram divulgados pelo Aviso S/N de 24 de agosto de 2022.

As datas foram posteriormente prorrogadas pelo Aviso S/N de 29 de dezembro de 2022.

O processo administrativo da 1ª Chamada Pública de Sandboxes Tarifários com os documentos relacionados pode ser consultado pelo protocolo 48500.004294/2022-58, na Consulta Processual do site.

Manifestação de interesse

Em abril de 2022, foram recebidas 10 manifestações de grupos de concessionárias de distribuição de energia, representando um total de 33 empresas, com 22 temas para participação na Chamada Pública. Acesse a relação dos temas.

Propostas de Projetos

Seguindo o cronograma da 1ª Chamada Pública, a ANEEL tornou pública as 14 propostas recebidas de projetos de Sandboxes Tarifários, abrangendo 18 áreas de concessão. Destacam-se os seguintes temas abordados:

  • novas modalidades tarifárias: horárias, binômias, trinômias e dinâmicas;
  • pré-pagamento;
  • fatura digital; e
  • tarifas para redes com inserção de geração distribuída.

Os projetos recebidos foram avaliados pelo Projeto de Governança em relação a aspectos estatísticos, metodológicos e técnicos.

Conheça a relação dos projetos encaminhados pelas distribuidoras:

Distribuidoras

Nome do Projeto

Grupo CPFL

1. Piloto de Tarifa Binômia Aplicada a Consumidores de Baixa Tensão

2. Piloto de Tarifas com Sinais Locacionais e Temporais na Comercialização P2P de Excedentes de Geração de Energia de Projetos de MMGD participantes do SCEE com aplicação Blockchain

Grupo Enel

3. Sandbox Tarifário – Projeto Piloto para Consumidores Residenciais

Grupo EDP

4. Sandbox Tarifários - Piloto de Resposta da Demanda na Baixa Tensão

Copel

5. Sandbox Tarifário: Proposta de Tarifas Diferenciadas para Unidade Consumidores com Micro e Minigeração Distribuída para Constituição de Microrrede via Simulação em tempo Real

6. Sandbox Tarifário: Especificação e Implementação de Pré-pagamento com Conectividade e sem Conectividade

7. Sandbox Tarifário: Reação de Consumidores diante a Diferentes Incentivos Tarifários para Adesão do Modelo de Fatura Digital

Grupo Neoenergia

8. Aplicação Conjunta de Tarifas Binômias na TUSD e Time of Use (ToU) na TE para a Baixa Tensão

Cemig

9. Pesquisa Aplicada-Sandbox Tarifário ANEEL: Fatura Digital default para migrantes de Geração Distribuída

Grupo Equatorial

10. Avaliação do impacto de novas estruturas tarifárias aos consumidores de pequeno porte da Equatorial PA

11. Chamada Aneel Sandbox Tarifário – Um Experimento Sobre Resposta do Consumidor a Incentivos tarifários – Tarifa HSL

Grupo Oliveira

12. Amazonas Energia: Novas modalidades para o grupo B: horária, binômia com sinal horário

13. Roraima: Faturamento fixo com leitura em prazo maior do que o ciclo mensal em áreas remotas isoladas

Grupo Energisa

14. Tarifa Horária - Time of Use (ToU), Dinâmica e Pré-Pagamento

Consulte o Canva de cada projeto contendo as principais informações.

Avaliação

Em 13 de março de 2023, o Comitê de Governança encaminhou à ANEEL relatório de análise dos projetos.

Em 15 de março de 2023, representantes da Abradee e da CPFL realizaram apresentação com detalhamento do Projeto P&D "Governança Sandboxes Tarifários" bem como os resultados da 1ª Chamada dos Subprojetos de Sandboxes Tarifários.

A ANEEL realizou avaliação complementar, pautada pelas recomendações do Comitê e outras diretrizes para que sejam autorizados os projetos. A Nota Técnica n° 74/2023-SGT/SPE/ANEEL tratou da avaliação dos projetos submetidos à 1ª Chamada Pública de Sandboxes Tarifários e recomendou a autorização de execução de 7 projetos. A Nota Técnica pode ser consultada por meio da Consulta Processual, pelo protocolo nº 48581.000847/2023.

Autorização de Execução

Pelo Despacho n. 1.025/2023, foi autorizada na 12ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria da ANEEL, de 18 de abril de 2023, a execução de 6 Sandboxes Tarifários, nos termos dos Planos de Projetos apresentados.

IDENTIFICAÇÃO

NOME DO PROJETO

#1 CPFL

Piloto de Tarifa Binômia Aplicada a Consumidores de Baixa Tensão

#3 ENEL

Sandbox Tarifário – Projeto Piloto para Consumidores Residenciais

#4 EDP

Sandbox Tarifário – Piloto de Resposta da Demanda na Baixa Tensão

#8 NEOENERGIA

Aplicação Conjunta de Tarifas Binômias na TUSD e Time of Use (TOU) na TE para Baixa Tensão

#11 EQUATORIAL

Tarifa Horo-Sazonal-Locacional – HSL

#14 ENERGISA

Tarifa Horária – Time of Use (TOU), Dinâmica e Pré-Pagamento

Afastamentos normativos

Em 15 de junho de 2023, a Abradee enviou à ANEEL solicitação de afastamentos normativos e esclarecimentos adicionais no âmbito da 1ª Chamada dos Projetos de Sandboxes Tarifários.

Após diversas interações com as distribuidoras e com o Comitê de Governança, as áreas técnicas da ANEEL emitiram a Nota Técnica n. 132/2023-STR/STD/SFF/STE/ANEEL (Protocolo 48580.002676/2023).

Na 46ª Reunião Pública de Diretoria, ocorrida em 12 de dezembro de 2023, foram aprovadas as Resoluções Autorizativas criando o ambiente regulatório experimental e temporário para a execução dos projetos autorizados no âmbito da 1ª Chamada Pública.

PROJETO

NOME DO PROJETO

LOCALIDADE

RESOLUÇÃO AUTORIZATIVA

DESPACHO (Tarifas de Aplicação)

#3 ENEL SP

Sandbox Tarifário – Projeto Piloto para Consumidores Residenciais

São Paulo/SP

15.011/2023

Despacho n° 2.745, de 11 de setembro de 2025

#4 EDP SP

Sandbox Tarifário – Piloto de Resposta da Demanda na Baixa Tensão

Área de concessão EDP SP

15.010/2023

Despacho n° 1.534, de 22 de maio de 2025

#11 EQUATORIAL (Equatorial AL, Equatorial MA)

Tarifa Horo-Sazonal-Locacional – HSL

Área de concessão Equatorial AL, Equatorial MA

15.013/2023

Despacho n° 3854, de 19 de dezembro de 2025

Despacho n° 3853, de 19 de dezembro de 2025

#14 ENERGISA (ESS, ETO, EPB)

Tarifa Horária – Time of Use (TOU), Dinâmica e Pré-Pagamento

Área de concessão ESS, ETO, EPB

15.012/2023

ETO: Despacho 3.675, de 21 de setembro de 2026

ESS: Despacho nº 3.674, de 21 de setembro de 2026

EPB: Despacho nº 3.673, de 21 de setembro de 2026

ETO: Despacho n° 776, de 21 de março de 2025

EPB: Despacho n° 775, de 21 de março de 2025

ESS: Despacho n° 3207, de 23 de outubro de 2024

Antes da deliberação sobre os afastamentos regulatórios, a Neoenergia formalizou à ANEEL sua decisão de não seguir com o projeto “Aplicação Conjunta de Tarifas Binômias na TUSD e Time of Use (TOU) na TE para Baixa Tensão”.

* Após a deliberação, a CPFL Santa Cruz oficializou sua desistência na continuidade do “Projeto Piloto de Tarifa Binômia Aplicada a Consumidores de Baixa Tensão”. A Resolução Autorizativa nº 15.009/2023 foi revogada pelo Despacho nº 2.292/2024.

Workshop da 1ª Chamada

Em 21 de fevereiro de 2024 foi realizado o Workshop da 1ª Chamada de Sandboxes Tarifários, que teve como objetivo de apresentar os detalhes dos projetos. Participaram as áreas de fiscalização e ouvidoria da ANEEL e das Agências Estaduais conveniadas, conselhos de consumidores, associações e demais instituições representativas dos consumidores.

As distribuidoras executoras puderam apresentar os detalhes dos 4 projetos em execução. O vídeo do evento está disponível no canal da ANEEL no YouTube.

Acompanhamento

Quatro projetos estão atualmente em execução.

O Comitê de Governança deverá acompanhar a realização de cada projeto, baseado em relatórios periódicos. A análise e o acompanhamento dos projetos deverão ser encaminhados para a ANEEL e será dada ampla divulgação para a sociedade.

Compartilhe: