Prêmio ANEEL de Inovação 2025
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anuncia a realização da primeira edição do Prêmio ANEEL de Inovação. A iniciativa reconhece empresas, profissionais e pesquisadores que se destacam pela gestão estratégica e pelos resultados gerados no âmbito do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI ANEEL), conforme previsto na Lei nº 9.991/2000.
Ao todo, serão concedidos 12 prêmios, sendo: nove deles para empresas do setor (as primeiras colocadas de cada um dos segmentos de geração, transmissão e distribuição, sendo uma de pequeno, uma de médio e uma de grande porte); um para a empresa que destinou o maior percentual de investimentos para instituições de pesquisa sediadas nas Regiões Norte (N), Nordeste (NE) e Centro-Oeste (CO); um para profissional de empresa de energia elétrica; e um para pesquisador de executora de PDI com contribuições significativas para a inovação do setor elétrico.
O anúncio dos vencedores ocorrerá em 17 de setembro de 2025, durante o Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico (Citeenel 2025), principal evento de inovação do setor elétrico no Brasil. O prêmio será anual, com realização também nos anos em que o Citeneel, de frequência bienal, não for promovido.
Mais do que dar visibilidade aos avanços tecnológicos gerados no âmbito do PDI, o Prêmio ANEEL de Inovação reafirma o compromisso da Agência com a cultura da inovação e com a valorização de profissionais e pesquisadores comprometidos com a transformação no setor elétrico nacional.
As empresas finalistas
A lista de finalistas, anunciada em 27 de agosto de 2025, inclui as empresas que concorrem à menção honrosa por terem dedicado os maiores percentuais de investimentos em instituições de pesquisa sediadas nas Regiões Norte), Nordeste e Centro-Oeste, incluindo as respectivas áreas das superintendências regionais.
As empresas finalistas são:
- Belém Transmissora de Energia S.A.
- Celesc Distribuição S.A.
- Centrais Elétricas da Paraíba S.A. – EPASA
- Companhia Campolarguense de Energia
- Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – COELBA
- Companhia Jaguari de Energia S.A.
- Companhia Sul Sergipana de Eletricidade
- CPFL Transmissão de Energia Sul I LTDA.
- CPFL Transmissão de Energia Sul II LTDA.
- CPFL Transmissão S.A.
- DME Distribuição S.A.
- DME Energética S.A.
- Empresa de Energia Cachoeira Caldeirão S.A.
- Empresa de Energia São Manoel S.A.
- ENERGEST S.A
- ENGIE Brasil Energia S.A.
- EVOLTZ IV – São Mateus Transmissora de Energia S.A.
- EVOLTZ V – Londrina Transmissora de Energia S.A.
- EVOLTZ VII – Foz do Iguaçu Transmissora de Energia S.A.
- EVOLTZ VIII – Transmissora de Energia S.A.
- Força e Luz Coronel Vivida Ltda
- Itá Energética S.A.
- Itiquira Energética S.A.
- Linhas de Taubaté Transmissora de Energia S.A.
- Manaus Transmissora de Energia S.A.
- Mariana Transmissora de Energia Elétrica S.A.
- Muxfeldt, Marin & Cia Ltda
- Norte Brasil Transmissora de Energia S.A.
- Paulista Lajeado Energia S.A.
- São Pedro Transmissora de Energia S.A.
- Termocabo S.A.
- Transmissora Matogrossense de Energia S.A.
Profissional e pesquisador vencedores
Também, em 27 de agosto de 2025, foram anunciados os vencedores do Prêmio ANEEL de Inovação nas categorias Pesquisador, dedicado a um pesquisador de executora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PDI, com contribuições significativas para a inovação do setor elétrico, e Profissional, voltado para profissional de PDI de empresa de energia elétrica. O pesquisador premiado é Rogério Sales Gonçalves, professor titular da Universidade Federal de Uberlândia, indicado pela Celesc Distribuição. O profissional do setor elétrico reconhecido com o prêmio é Rafael Zimmermann Homma, gerente de Projetos de PDI na Celesc Distribuição.
Rogério Gonçalves e Rafael Homma, assim como os demais concorrentes nas categorias individuais, foram indicados por empresas do setor elétrico, em um período de inscrição de 1º de julho a 15 de agosto de 2025. Cada empresa poderia indicar um pesquisador e um profissional para concorrerem ao prêmio.