A Sagi disponibiliza à sociedade 49 conjuntos de dados de programas de cidadania em dados abertos
No campo da gestão da informação, o foco da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) é na ciência de dados e na inteligência informacional, disponibilizando insumos confiáveis e validados das áreas do desenvolvimento social e do esporte.
No primeiro quadrimestre de 2021, o Departamento de Gestão da Informação (DGI) da Sagi teve importante atuação na elaboração de cruzamentos de bases e no levantamento de dados e estimativas para subsidiar os processos de identificação de fraudes no recebimento do Auxílio Emergencial e o dimensionamento do Auxílio Emergencial 2021.
Além disso, o DGI atuou no monitoramento, planejamento e consolidação da estratégia de estímulo, por mensageria (SMS), à devolução voluntária de Auxílio Emergencial por parte daqueles que, em tese, receberam o benefício fora das regras do programa.
No mesmo período, o DGI fortaleceu seu papel institucional relacionado à gestão de informação, promovendo o desenvolvimento, a manutenção e a evolução de soluções e sistemas para visualização, manipulação e integração das bases de dados dos planos, políticas, programas, projetos, serviços e ações na área de competência do ministério, para apoiar a tomada de decisão, promover a transparência ativa e apoiar o aprimoramento das políticas da pasta.
Aderente ao objetivo estratégico do Ministério da Cidadania que busca aprimorar as políticas públicas por meio da produção e gestão de conhecimento, a Sagi atua de forma estratégica na concepção e na construção de soluções para a gestão de informação. Um dos principais objetivos da secretaria é incentivar o uso de dados abertos pela sociedade, por meio de uma política permanente de transparência, disponibilizando, em 2021, 49 conjuntos de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos.
O conteúdo disponibilizado pode ser acessado na Seção “Dados e ferramentas informacionais” do Portal da SAGI.