Notícias
NOTA DE PESAR
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé
Foto: Ricardo Stuckert/CBF
É com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o Atleta do Século XX, o maior jogador de futebol da história... Não há palavras que possam dar a dimensão dessa perda não só para o esporte mundial, mas para tudo que o “Rei do Futebol” representa em tantos aspectos da vida de todos.
Pelé virou sinônimo de excelência em qualquer área. Para além dos campos, com seus feitos tão conhecidos, lutou por causas sociais, realizou obras de caridade, defendeu os direitos dos mais necessitados e das crianças.
Edson Arantes do Nascimento estava internado desde o dia 28 de novembro no Hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo, em tratamento de um tumor no cólon, diagnosticado em setembro de 2021. A doença teve uma progressão e o “Rei” nos deixou às 15h27 desta quinta-feira (29.12), aos 82 anos, em decorrência da falência múltipla dos órgãos.
Natural de Três Corações (MG), Pelé nasceu em 23 de outubro de 1940. Ele é o único a ganhar três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970) como jogador.
Também é o maior artilheiro da história, com 1.282 gols, sendo 95 pela Seleção Brasileira e o milésimo anotado em 19 de novembro de 1969, momento dedicado às crianças do Brasil.
Atuou por 19 temporadas pelo Santos Futebol Clube, tendo conquistado 26 títulos, dentre eles: seis campeonatos brasileiros, duas Libertadores e dois Mundiais de Clubes.
Encerrou a carreira no New York Cosmos em 1977, após duas temporadas no time dos Estados Unidos. Também deixando uma mensagem de amor ao se despedir dos fãs.
Entre 1995 e 1998, Edson Arantes do Nascimento foi designado ministro do Esporte, primeiro a ocupar a pasta no Brasil. No período, foi sancionada a Lei Pelé, que regulamenta o esporte no país e a relação profissional entre clubes e jogadores.
O Ministério da Cidadania, responsável pela área de esportes do Governo Federal, manifesta seu pesar pela morte e se solidariza com os familiares, amigos, povo brasileiro e com toda a comunidade internacional neste momento de imensa tristeza.
Ronaldo Bento, ministro da Cidadania
Assessoria de Comunicação - Ministério da Cidadania