Notícias
Desenvolvimento Social
Wellington Dias participa de abertura de exposição sobre história do MDS e do Cadastro Único
Está em exibição, no Museu Nacional, em Brasília, a mostra “21 anos do MDS e o papel do Cadastro Único nessa transformação” que conta a trajetória de como o Governo Federal proporcionou o acesso das pessoas a diversos programas que promovem a transformação social do país. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou da abertura da exposição, nesta quinta-feira (3.04).
Para contar essa história, a exposição apresenta imagens, depoimentos, dados e vídeos de uma pesquisa fruto da parceria do MDS com a Universidade de Brasília (UnB) e realizada por uma equipe multidisciplinar. “Essa exposição representa o sonho e a realidade de milhões de famílias em 27 unidades da Federação. Aqui, em Brasília, em qualquer outro estado brasileiro, nós vamos encontrar muitas dessas histórias. De coração, o que a gente quer é não somente resgatar, mas também dar luz a uma história que mexe profundamente na vida das pessoas”, declarou Wellington Dias, no ato de abertura da mostra.
O objetivo do projeto de pesquisa foi resgatar a memória institucional do MDS, instalar uma biblioteca governamental especializada e realizar a exposição comemorativa. Para sua execução, a equipe foi composta por profissionais de diversas áreas tais como Biblioteconomia, Artes Visuais, Geografia, Museologia e Design.
O secretário nacional de Avaliação, Gestão da Informação e do Cadastro Único, Rafael Guerreiro Osorio, também participou da cerimônia. “É um projeto muito bonito, foi construída uma parceria com a Universidade de Brasília. Nós colhemos depoimentos de várias pessoas que trabalharam com o MDS. Eu mesmo participei desse projeto antes de ser secretário, como pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Então, estou muito feliz de estar aqui hoje inaugurando essa exposição e espero que a população venha aqui nos próximos dias”, afirmou o secretário.
A parceria do MDS com a UnB foi firmada no final de 2023. Por meio de um projeto de pesquisa, a instituição, junto com as áreas do MDS, organizou e montou uma linha do tempo, que traz os principais marcos, desde a criação do Cadastro Único, em 2001, e do Fome Zero, em 2003, até o ano de 2024. O resgate da memória institucional se deu por meio da recuperação do acervo, pesquisa documental e entrevistas com as pessoas que participaram da construção da história.
A exposição comemorativa “Concretizando direitos sociais: a história do MDS e o papel do Cadastro Único nessa trajetória” destaca os acontecimentos a partir de 2001 com a retomada de importantes programas sociais como Novo Bolsa Família e o Plano Brasil Sem Fome para garantir a segurança alimentar no Brasil e fortalecer o acesso aos direitos sociais. A mostra segue aberta ao público até 11 de maio.
Assessoria de Comunicação - MDS