Notícias
Desenvolvimento Social
Semana da Avaliação 2025 debate práticas, conhecimentos e evidências em políticas públicas
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad), e outras instituições parceiras deram início à Semana da Avaliação 2025, nesta terça-feira (20.05), na sede da Fiocruz, em Brasília. Com o tema “Práticas, conhecimentos e evidências em políticas públicas”, o evento busca gerar a troca de experiências para o aprimoramento das políticas públicas, a divulgação de ferramentas de gestão da informação e a discussão de desafios metodológicos para uso e divulgação de evidências.
O secretário de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Rafael Osorio, pontuou a importância do encontro para o fortalecimento das políticas públicas e falou sobre a etapa da avaliação. "A avaliação, com pluralidade de métodos e abordagens e a participação, desde a concepção dos gestores responsáveis pela política, programa ou ação que se pretende avaliar, é fundamental para o avanço e aprimoramento das políticas públicas”, destacou.
Para Rafael Osorio, o Brasil avançou, nos últimos anos, na criação de uma cultura de avaliação, mas ainda há necessidade de se investir na formação no serviço público. “A despeito dos avanços, ainda há carência de quadros capazes de fazer, ou contratar e acompanhar avaliações. E é preciso cuidar da última etapa, que é fazer com que os resultados das avaliações se traduzam em modificações e aprimoramentos do que foi avaliado”, disse.
“Para tanto, é preciso que esta cultura avaliativa ultrapasse o Poder Executivo e se sedimente também no Legislativo, de forma que também as leis sejam elaboradas e modificadas com base no conhecimento e nas melhores evidências”, completou o titular da Sagicad.
O evento é realizado em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Fundação Oswaldo Cruz -Fiocruz Brasília, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento e Orçamento (SMA/MPO), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Fiocruz Mato Grosso do Sul e o Ministério da Saúde.
A programação conta com mesas-redondas, painéis, oficinas e aulas. A Sagicad aborda temas como os desafios para a institucionalização das avaliações de políticas públicas; análise ex-ante e avaliações ex-post de programas do MDS; e o uso de ferramentas de apoio a políticas informadas por evidências.
A Semana da Avaliação terminará no Sexta com Debate, no dia 23 de maio, no auditório do térreo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios. Na ocasião, será lançado o Caderno de Estudos nº 38: Crescimento Inclusivo: Convergência Global no Nível do G20 e Convergência Regional nas Unidades Federativas do Brasil.
Os palestrantes do evento serão Massimiliano Mascherini, do Eurofound, e Raquel Freitas, coordenadora-geral de Produção de Indicadores do Departamento de Monitoramento e Avaliação da Sagicad.
Mais informações: Enap
Assessoria de Comunicação - MDS