Notícias
Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas
Secretária Valéria Burity apresenta Aliança Global e Brasil Sem Fome a gestores municipais
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e o Plano Brasil Sem Fome foram os temas centrais de atividade realizada, nesta quinta-feira (13.02), no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, falou sobre as políticas do Governo Federal que contribuem para a erradicação da fome e da pobreza e salientou como os municípios podem adotar essas medidas.
Como representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a secretária explicou para gestores das prefeituras de que forma a Aliança Global é incorporada e torna possível a colaboração entre países com tantas distinções. “A Aliança Global se pauta numa cesta de políticas públicas que são comprovadamente efetivas no combate à pobreza e à fome. Será implementada em cada país, a partir de experiências muito concretas que vão ser adaptadas para aquele território, para aquela realidade. As prefeituras são fundamentais para dar concretude a essas ações”, declarou.
É no âmbito local que as políticas acontecem, que a vida acontece"
secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity
A secretária do MDS reforçou o protagonismo das prefeituras na implementação das ações defendidas pela Aliança Global. “É no âmbito local que as políticas acontecem, que a vida acontece. Nesse encontro, estamos apresentando ações, conhecendo experiências municipais e permitindo também um compartilhamento de experiências entre os municípios. É uma iniciativa que fortalece o pacto federativo e as políticas públicas que o Governo Federal disponibiliza”, afirmou.
O encontro contou com a participação de representantes de diversos órgãos do governo com objetivo de traçar uma ponte com as gestões locais, principalmente aquelas eleitas no último pleito, em 2024.
“O MDS apresentou diferentes ações, como Cadastro Único, rede de Assistência Social, Política de Cuidados, todos os programas de segurança alimentar e nutricional e programas de acesso a crédito. Foi muito importante a gente encerrar o evento apresentando a Aliança Global para os municípios”, ponderou Valéria Burity.
Ao longo do evento, a secretária também apresentou o Plano Brasil Sem Fome. A estratégia reúne iniciativas de combate à fome promovidas pela sociedade civil com as políticas públicas de segurança alimentar do Governo Federal e dos governos estaduais e municipais, integradas no âmbito do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
Integração de políticas
Lideranças e membros de órgãos e entidades de outras esferas públicas também participaram da atividade. Entre eles, a representante da Associação Brasileira dos Municípios, Moema Gramacho, prefeita reeleita de Lauro de Freitas (BA). Em depoimento durante o painel, a municipalista ressaltou o impacto da integração de políticas na vida dos mais vulneráveis.
“É importante que nós tenhamos condições de fazer as políticas chegarem até os municípios. Entendemos que deve haver uma integração entre saúde, educação e assistência social. Desde 2005, nós conseguimos implementar em nosso município: restaurante popular, cozinha comunitária, banco de alimentos, PAA. Com tudo isso, aumentamos o acesso ao Bolsa Família”, relatou.
O deputado federal de Minas Gerais, Padre João, elogiou a atuação do Brasil no período à frente do G20 e reforçou a importância de os municípios aderirem às medidas implementadas pelo Governo Federal. Ele também defendeu a abordagem holística de políticas públicas.
“O presidente anunciou a redução dos produtos processados na alimentação escolar. Então, a educação alimentar é também uma tarefa das secretarias municipais de educação. O problema da fome não pode se restringir a um ministério ou a uma secretaria, como já foi colocado aqui, porque a fome do acesso ao alimento é um problema. Então, também é uma questão de saúde”, ponderou.
Assessoria de Comunicação - MDS