Notícias
Desenvolvimento Social
MDS participa da celebração do Assentamento Resistência Camponesa no Paraná
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da assessoria de Participação Social e Diversidade (APSD), prestigiou a celebração da conquista do assentamento Resistência Camponesa do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais sem Terra (MST), em Cascavel (PR), no último sábado (08.02).
Presente no evento, a chefe da APSD do MDS, Jéssica Leite, explicou que a comemoração representa o compromisso dos movimentos sociais e do MST, que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária. “Um país justo e igualitário não é possível sem a proteção e promoção das famílias que vivem no campo e que lutam por ter seu direito à terra preservado”, afirmou.
Além disso, enfatizou a importância das ações da pasta para a proteção social dos brasileiros que ainda estão em situação de vulnerabilidade. “As políticas públicas que o MDS formula e executa convergem com a proteção destas famílias que, muitas vezes, se encontram em situação de vulnerabilidade social”, disse.
Leite também lembrou que o MDS tem se dedicado a levar até as comunidades rurais programas essenciais, como as Cisternas, que buscam garantir o acesso à água em regiões do semiárido; o Fomento Rural, que busca apoiar economicamente as famílias que desejam investir em atividades produtivas sustentáveis; e ações de combate à insegurança alimentar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outros projetos voltados para a promoção da soberania alimentar.
O acampamento existe há 26 anos e, neste período, a organização coletiva garantiu a melhora das condições de vida das famílias e a estruturação da comunidade. Os camponeses construíram um barracão comunitário, igrejas e campo de futebol. Informações do MST também mostram que a produção de alimentos é ampla, em grande parte, livres de veneno.
A comunidade implantou uma agrofloresta e o plantio de árvores em todo o espaço comum do assentamento. As famílias também conquistaram uma agroindústria para comercialização da produção de mandioca, destinada às escolas públicas por meio do Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae).
Assessoria de Comunicação - MDS