Notícias
Inclusão Socioeconômica
Sudeco adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo
Foto: Roberta Aline / MDS
O Programa Acredita no Primeiro Passo ganhou um novo impulso com a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). A adesão da entidade foi assinada, nesta quinta-feira (23.10), pelo ministro o Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e pela superintendente da Sudeco, Luciana Barros, em Brasília.
Voltado à inclusão produtiva e à geração de renda, o Acredita no Primeiro Passo integra as ações do Governo do Brasil para reduzir a pobreza e fortalecer a rede de proteção social. A iniciativa oferece oportunidades de qualificação profissional, apoio à inserção no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo entre pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), promovendo autonomia e novas perspectivas de futuro.
Responsável pela coordenação dos Fundos Constitucionais do Centro-Oeste (FCO), a Sudeco será peça-chave na ampliação do acesso ao crédito e no fortalecimento de pequenos negócios, permitindo que famílias do CadÚnico abram suas empresas, gerem renda e trilhem novos caminhos de desenvolvimento.
Durante a cerimônia, o ministro Wellington Dias destacou que o desenvolvimento só é verdadeiro quando alcança quem mais precisa. “Para alcançar os resultados que queremos, é preciso ter coração, articulação e disposição para trabalhar. Queremos qualidade de vida para todos, e, para isso, é preciso esforço e união. O social não é um peso para a economia, mas parte estratégica do desenvolvimento. Integrando o social ao econômico, construiremos um país mais forte.”
A superintendente da Sudeco, Luciana Barros, afirmou ser uma honra firmar o acordo com o MDS. “Hoje assumimos um compromisso concreto com a inclusão social e produtiva na região do coração do Brasil. Este protocolo reforça a importância da integração entre as políticas sociais e as ações de desenvolvimento. Com esforço conjunto e espírito coletivo, alcançaremos grandes vitórias.”
O secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton, também ressaltou a relevância da parceria. “Além de coordenar os Fundos Constitucionais do Centro-Oeste, a Sudeco desenvolve programas de capacitação que, aliados às ações do MDS, vão ampliar o alcance das políticas de inclusão produtiva e fortalecer as oportunidades de geração de renda no país”, afirmou.
Assessoria de Comunicação - MDS