Notícias
Desenvolvimento Social
MDS e Banco Mundial avançam em parceria voltada para programas sociais
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) recebeu, nesta segunda-feira (10.02), representantes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para dar início à Missão de Implementação do Projeto de Apoio ao Programa Bolsa Família.
Participaram da reunião o gestor de prática do BIRD, William Wiseman, e o representante do Banco Mundial no Brasil, Facundo Cueva, além do secretário-executivo adjunto do MDS, Ranniêr Ciríaco, e da secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino.
O objetivo do encontro foi apresentar os primeiros produtos da parceria e discutir os próximos passos para a implementação das ações em conjunto. A cooperação entre o MDS e o Banco Mundial prevê assistência técnica não reembolsável, garantindo suporte especializado para aprimorar programas como o Bolsa Família, além do Cadastro Único e outras iniciativas de assistência social.
"A parceria entre Banco Mundial e MDS, inclusive com o Programa Bolsa Família, já é uma parceria antiga e que complementa muito os nossos trabalhos, porque além dos estudos técnicos, conhecimentos internacionais que eles têm, eles nos ajudam muito a desenvolver os estudos que o programa precisa”, explicou Eliane Aquino.
Além disso, a parceria conta com um aporte de 300 milhões de dólares ao Brasil a ser aplicado no Bolsa Família, já aprovado pela instituição financeira, governo e pelo Congresso Nacional. O contrato de empréstimo foi assinado em dezembro de 2024 e visa proteger a renda de famílias brasileiras pobres com crianças de zero a seis anos de idade, mitigando riscos nas áreas de saúde e educação. Esse é o público contemplado pelo Benefício Primeira Infância do Bolsa Família, que destina R$ 150 por mês para cada criança nesta faixa etária.
O secretário-executivo adjunto do MDS enfatizou que a parceria tem sido fundamental para o aprimoramento das políticas públicas. "A gente tem uma longa parceria com o Banco Mundial, na qual eles reforçam todas as políticas que temos aqui de proteção e assistência social”, afirmou.
William Wiseman reforçou a importância das políticas públicas do país no cenário global de proteção social. "A nível mundial, o Brasil é uma referência", destacou.
Com a cooperação, o ministério tem acesso a estudos estratégicos sobre o Cadastro Único e o Bolsa Família, além de pesquisas sobre assistência social, prevenção de desastres naturais e outras áreas prioritárias. Dessa forma, a pasta reforça seu compromisso com a modernização e aprimoramento dos programas sociais.
Assessoria de Comunicação - MDS