Notícias
Inclusão Socioeconômica
Mais empregos para inscritos no CadÚnico: MDS firma acordo com Atento
Foto: Roberta Aline / MDS
Em mais uma ação que reforça o compromisso do Governo Federal com a inclusão socioeconômica, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) assinou, nesta quinta-feira (31.07), em São Paulo, um protocolo de intenções com a Atento, empresa de contact center e terceirização de processos de negócios. A parceria foca na oferta de vagas de emprego para as pessoas inscritas no CadÚnico.
A Atento, que atua com soluções de relacionamento com clientes por meio de diversos canais como voz, chat, e-mail e redes sociais, atende mais de 400 clientes, em sua maioria multinacionais, nos setores de telecomunicações, serviços bancários, saúde, consumo e administrações públicas.
O ministro Wellington Dias celebrou mais uma colaboração com grandes empresas geradoras de emprego no país, que garante mais oportunidades para que famílias saiam da situação de pobreza. “Muita gratidão por essa parceria. Minha ordem é: vamos fazer acontecer. Queremos garantir mais oportunidades para quem mais precisa", afirmou.
Queremos garantir mais oportunidades para quem mais precisa"
ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias
No Brasil, a empresa conta com aproximadamente 50 mil funcionários, com 50% dos profissionais com menos de 30 anos e 65,6% mulheres. A companhia também se destaca por suas políticas de diversidade e inclusão, como o Programa Talentos 50+, que visa aumentar a participação de profissionais acima de 50 anos, e a contratação de cerca de mil imigrantes e refugiados, grande maioria da Venezuela, que atendem em operações bilíngues e trilíngues em São Paulo.
A superintendente de operações da Atento, Carolina Pereira, destacou o impacto social da iniciativa. “Temos uma operação com cerca de 1.500 pessoas atendendo em espanhol, inglês e português, e muitos dos contratados são refugiados venezuelanos”, explicou. A empresa trabalha em parceria com a ONG ADUS, que auxilia na documentação e integração desses profissionais. “Oferecemos treinamento específico para funções como atendimento ao cliente, mídias sociais e até calibração de sistemas de inteligência artificial. É uma oportunidade para reconstruir vidas", completou.
Um dos beneficiados por essa política de inclusão é Edgar Junior Garcia, 46, da Venezuela, que trabalha na Atento desde 2023. Ele chegou ao Brasil há dois anos e hoje comemora seu segundo ano na empresa. “Estou muito feliz por fazer parte dessa equipe.Para você ter uma ideia, comprei um apartamento para a minha família aqui em São Paulo. Isso é fruto do meu trabalho”, comemorou.
O presidente da Atento, Ângelo Guerra, ressaltou que o acordo ajudará a acelerar contratações em diferentes regiões do país. “Nosso maior desafio está na contratação. Esse acordo vai nos ajudar em algumas regiões do país para que possamos recrutar de forma mais ágil e trazer pessoas para trabalhar conosco”, afirmou. Atualmente, a empresa tem cerca de 41 mil colaboradores em home office e opera em 17 países, com 95 centros de atendimento ao cliente.
Programa Acredita no Primeiro Passo
O programa Acredita no Primeiro Passo, instituído em 2024, promove a inclusão socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico com foco especial em mulheres, jovens, negros, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais ou ribeirinhas. Ele atua em três eixos principais: emprego, qualificação profissional e empreendedorismo.
Assessoria de Comunicação - MDS