Notícias
SEGURANÇA ALIMENTAR
Lilian Rahal destaca importância da participação social em políticas públicas
Foto: Breno Barros/MDS
A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Lilian Rahal, defendeu a participação social como elemento fundamental para a efetividade das políticas públicas. A fala foi feita durante sua participação no Seminário Internacional Democracia, Território e Participação Social, realizado nesta quinta-feira (30.10), em Brasília.
Na mesa “Democracia, território e educação popular: experiências de políticas públicas brasileiras”, a secretária apresentou programas da pasta como exemplos concretos dessa articulação.
“Este seminário discute a participação social e a democracia, tanto em nível nacional quanto no Governo Federal, especialmente no que tange às políticas públicas”, afirmou Lilian Rahal ao abrir sua participação.
A secretária detalhou o funcionamento do Programa Cisternas, do Programa Cozinha Solidária e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), explicando como essas iniciativas promovem a democracia em sua implementação.
A secretária enfatizou o caráter colaborativo do Programa Cisternas, realizado integralmente em parceria com a sociedade civil. “Gostaria de destacar que a participação social é um princípio fundamental para a segurança alimentar, conforme nossa agenda atual, que visa garantir o direito humano à alimentação adequada”, explicou.
Lilian ressaltou que a participação social transcende os espaços institucionais formais. “Ela se estende a parcerias para a execução e implementação de nossas políticas. A colaboração com a sociedade civil e organizações é essencial para alcançar áreas onde o poder público sozinho não conseguiria chegar”, afirmou.
De acordo com a secretária, essas organizações atuam como implementadoras de políticas e conhecem os territórios, "identificando demandas, necessidades e as melhores formas de o poder público atender às necessidades da população".
A mesa do seminário internacional contou com a participação do secretário nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho; do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço; e do secretário nacional de Participação Social, Renato Simões. A mediação foi realizada por Raimunda Oliveira, coordenadora do Programa Paul Singer da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho.
Assessoria de Comunicação - MDS