Notícias
Desenvolvimento Social
Governo do Brasil anuncia pacote de ações para fortalecer política pública de gênero no Piauí
Foto: Roberta Aline / MDS
O Governo do Brasil anunciou, nesta segunda-feira (26.01), em Teresina, um pacote de investimentos com obras e ações para o fortalecimento da política pública de gênero e proteção às mulheres em situação de violência. Entre eles, estão a segunda unidade da Casa da Mulher Brasileira no Piauí, localizada em Parnaíba, e um Centro de Referência da Mulher Brasileira no estado, em Piripiri.
A solenidade contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e do governador do estado, Rafael Fonteles.
"O MDS tem um papel importante na proteção social, na proteção básica e na proteção especializada”, afirmou Dias. “O combate à violência contra as mulheres, contra todas as formas de violência, com a presença, compromisso e engajamento vindo de todos os homens é uma missão, é uma necessidade", completou, ao salientar a importância do trabalho integrado entre as diferentes esferas e poderes.
A titular da pasta das Mulheres, Márcia Lopes, enfatizou a importância das ações. "O que nós assinamos aqui hoje mostra que a gente pode mudar a realidade desse país. Cada dia que passa sem esses equipamentos é um risco para as mulheres. Vamos dar um basta na violência. Se todos cumprirmos nossas tarefas, não tenho dúvidas de que conseguiremos atingir nossa meta. Temos que acelerar essas obras públicas para que elas cheguem o quanto antes à população”, contou.
Durante o evento, o governador do estado, Rafael Fonteles, lembrou que a denúncia é essencial na execução das políticas. "Isso é o principal farol para o desenvolvimento de todas essas políticas públicas, tanto em relação ao governo estadual quanto ao federal. Se a mulher fizer uma denúncia para qualquer um dos elementos que constituem essa rede enorme de atendimento à mulher que está se formando, ela aumenta enormemente a chance de ficar viva ", afirmou.
Os Centros de Referência da Mulher Brasileira são espaços especializados de acolhimento e atendimento psicológico, social e de orientação e encaminhamento jurídico às mulheres em situação de violência. O objetivo é oferecer o suporte necessário para a superação da violência, contribuindo para o fortalecimento da autonomia, o resgate da cidadania e a garantia de direitos.
Já a Casa da Mulher Brasileira visa um atendimento multidisciplinar e humanizado às mulheres. O local busca facilitar o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.
Além do contrato de repasse para o Centro de Referência da Mulher Brasileira de Piripiri e da ordem de serviço para a Casa da Mulher Brasileira de Parnaíba, foram assinados o convênio do Projeto Sementes de Luta e o Projeto Resistência Negra: Fios da Ancestralidade, iniciativa que beneficiará mulheres de comunidades quilombolas em seis municípios. Durante a cerimônia, também foi entregue a estabelecimentos o Selo “Aqui Tem Mulher Segura”, em reconhecimento à adesão ao protocolo estadual “Ei, Mermã, Não se Cale!”.
Assessoria de Comunicação – MDS , com informações do Governo do Piauí e do Ministério das Mulheres