Notícias
Podcast
Fala MDS: ministro comenta resultados do Brasil na luta contra a fome e a pobreza
O Fala MDS, podcast do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, traz um episódio especial nesta sexta-feira (28.11). O convidado, ministro Wellington Dias, falou sobre a saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU, em julho deste ano, e comentou sobre os progressos da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa brasileira que está ganhando o mundo, com mais de 200 adesões.
Wellington Dias destacou o papel central do Plano Brasil Sem Fome, uma estratégia integrada com 24 ministérios na Câmara Interministerial de Segurança Alimentar (Caisan) e enfatizou a retirada de 30 milhões de brasileiros da insegurança alimentar. “Estou falando de pessoas que têm nome, família, de crianças, adolescentes, idosos, e que não tinham a certeza do café da manhã, do almoço e da janta. Nós devemos fechar o ano com algo em torno de 31,5 milhões de pessoas fora do Mapa da Fome, porque têm a condição de se alimentar.”
Segundo Dias, a estratégia incluiu o resgate e fortalecimento de programas essenciais, como o Bolsa Família, que permitem a compra de alimentos e o atendimento de necessidades básicas. “Esse e outros programas garantem que essas pessoas tenham apoio, não só para alimentação, mas como uma porta que se abre para oportunidades, para a dignidade”, completou.
O titular do MDS explicou a relevância da agricultura familiar para os resultados obtidos pelo Brasil na segurança alimentar e nutricional. O Governo do Brasil apoia a agricultura familiar por meio de ações como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Wellington Dias disse que um dos segredos é o trabalho conjunto com outros ministérios. “Que tal o ministro do combate à fome trabalhar também com o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, o ministro Favaro da Agricultura? Pensar em tecnologias, equipamentos, dar as condições de adubo para a terra, olhando para os pequenos”.
O ministro mencionou ainda a plataforma Brasil Contrata Mais, lançada na COP30, que permite a venda direta de alimentos por pequenos agricultores, sem intermediários, a um preço justo, para a alimentação escolar e outras compras governamentais.
Outro fator crucial para o Brasil alcançar a segurança alimentar da população, segundo o ministro, é o crescimento econômico do país e o baixo nível de desemprego. “O presidente Lula teve a coragem de colocar os mais pobres no orçamento e garantir o aumento real do salário-mínimo, acima da inflação”, observou.
Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza
Sobre a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, o ministro explicou que a iniciativa busca aplicar propostas que foram testadas e comprovadamente são eficientes, como o Bolsa Família e o Programa Nacional de Alimentação Escolar. A Aliança visa resgatar as metas 1 e 2 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – fome zero e redução da pobreza – em âmbito mundial.
Wellington Dias, que acumula o cargo de copresidente da Aliança, lamentou o custo das guerras em curso em contraste com a pobreza. “Como tem dinheiro para gastar com bombas, com equipamentos, com armas e não tem para alcançar pessoas que não tem um copo de leite para dar para seu filho e sua filha?” disse Dias, dando crédito ao presidente Lula pela observação.
Também no podcast, o ministro destacou a importância da integração entre a área social, econômica e ambiental, um tema debatido na COP30 em Belém.
Onde Ouvir
O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.
Assessoria de Comunicação – MDS