Notícias
Desenvolvimento Social
Eventos climáticos: MDS debate políticas emergenciais de participação e de proteção social
MDS / Divulgação
Debater caminhos para reduzir os danos causados por eventos climáticos e fortalecer a proteção social. Esses foram alguns dos temas abordados durante o debate realizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) na manhã desta quinta-feira (06.02), em Brasília.
No evento, foi exibido um vídeo do titular do MDS, Wellington Dias, salientando a importância de promover essa troca de experiências. “Esse evento faz com que a gente saia mais preparado para enfrentar os desafios climáticos que o nosso país vem enfrentando em todos os locais”, destacou.
Presente no evento, o secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, enfatizou que o enfrentamento das tragédias climáticas exige preparo e implementação de ações de prevenção. “Precisamos construir planos preventivos e construir políticas públicas com a sociedade organizada”, pontuou.
Quintão também lembrou que os mais pobres são os que mais sofrem com os eventos climáticos. “Por isso, precisamos de respostas inovadoras para estas tragédias. Nosso trabalho é integrado com todo o governo para darmos um plano de respostas e desenvolvimento sustentável para todo o país”, avalia.
Para a chefe da assessoria de Participação Social e Diversidade do MDS, Jéssica Leite Silva, as assessorias de Participação Social e Diversidade têm como uma das atribuições fomentar o diálogo com a sociedade civil organizada, aproximando as ações, programas e políticas públicas do Governo Federal com os mais diversos territórios. “Acreditamos que esse encontro cumpriu um papel de mobilizar diversas lideranças, entidades e associações, trazendo informações essenciais quanto à participação social e à necessidade de colaboração entre sociedade civil organizada, iniciativa privada e poder público, frente às emergências e calamidades”, detalhou.
A assessora de Participação Social e Diversidade do MDS, Erika Santos, explicou que o debate realizado foi uma das iniciativas que a assessoria tem promovido para aproximar a sociedade civil organizada com a gestão executiva nacional. “É urgente que os municípios e estados se preparem para situações de calamidades e emergências que estão cada vez mais recorrentes”, defendeu.
O encontro contou com a parceria do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e ofereceu momentos de fala para diversos profissionais das pastas que atuam na linha de frente e amenizam os impactos causados pelas tragédias. A troca de experiências teve a finalidade de elaborar novos métodos que auxiliem na prevenção, combate às calamidades, e na resposta rápida de atendimento às famílias vítimas dos eventos climáticos.
Assessoria de Comunicação - MDS