Notícias
Segurança Alimentar
Entidades e organizações agroecológicas se reúnem em Recife para "Intercâmbio de Experiências e Saberes de Agricultura Urbana e Periurbana"
Recife foi palco do "Intercâmbio de Experiências e Saberes de Agricultura Urbana e Periurbana", nesta quinta-feira (30.01). A iniciativa viabilizou o encontro de duas Organizações parceiras do MDS no fortalecimento da Agricultura Urbana da Região Nordeste: a Associação Concern Universal Brasil e o Centro Agroecológico Sabiá. O intercâmbio oportunizado por um canal de comunicação virtual promovido pela Coordenação-Geral de Agricultura Urbana e Periurbana do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A iniciativa foi proposta pela Concern Universal Brasil, de João Pessoa, por intermédio do projeto "Agricultura Urbana e Segurança Alimentar” em execução na capital paraibana por meio de um Termo de Fomento estabelecido entre a entidade e o MDS. Representantes da Concern foram recebidos pelo Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, de Recife.
A organização visitante apresentou as experiências de trabalho em oito áreas de vulnerabilidade social na Região Metropolitana de João Pessoa. Nestes locais, funcionam hortas e criatórios idealizados por colaboradores locais que receberam prévia capacitação técnica agroecológica, e são mantidos por meio dos insumos e da assessoria técnica regular, custeados pelo recurso repassado pelo MDS à organização. A produção abastece as famílias atendidas pelo projeto, promovendo uma melhora na qualidade da alimentação.
Segundo Cristiane Cavalcanti, coordenadora de Projetos da Concern, a programação contou com uma visita à Cozinha Solidária do MTST e também permitiu conhecer o trabalho realizado pelo Centro Sabiá. “No turno da tarde, estivemos na Horta Dandara, onde conhecemos o espaço, a história, a forma de cuidados, utilização da água, desafios e a importância do trabalho na saúde integral”, contou.
“Foi um momento extremamente importante e necessário, onde ouvimos relatos, conhecemos formas de manejo no cuidado com a terra, preservação, interação, histórias e mudanças de vida de quem se envolve com agricultura em espaços urbanos”, relatou Cristiane.
Projeto Escola de Marias
Durante o encontro, o Centro Agroecológico Sabiá apresentou a história e as ações da Escola de Marias, projeto apoiado pelo MDS que capacita agricultoras urbanas da Região Metropolitana de Recife. O curso, pioneiro, conta com um currículo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e oferece dois módulos: um sobre produção de alimentos, realizado na universidade, e outro sobre alimentação saudável, ministrado na cozinha comunitária do MTST.
Durante a visita à Horta Dandara, localizada na periferia de Olinda (PE), e um dos espaços de prática da Escola de Marias, os representantes da Concern conheceram o trabalho desenvolvido pelas agricultoras da Escola de Marias. Os relatos das mulheres tiveram base nas experiências pessoais, destacando a importância das hortas para a promoção da alimentação saudável e para o resgate da autoestima das envolvidas.
Para Ana Lúcia Silva, 57 anos, o espaço foi essencial para a superação de um processo depressivo. Ela tem três filhos e é agricultora da horta há cinco anos e afirmou que o ambiente se tornou também “um espaço de cuidado” entre as mulheres.
Maria José da Silva, conhecida como Dona Nalva, também relatou a melhora significativa na saúde mental depois que passou a trabalhar com as hortas e ter mais contato com a natureza. “As plantas entendem a gente, e a gente entende as plantas", afirmou.
A coordenadora-geral do Centro Sabiá, Maria Cristina de Melo, deu destaque para a importância do diálogo e troca entre os movimentos e organizações da agroecologia. “Os problemas são muito parecidos, os desafios são muito parecidos. As experiências práticas também têm muita identidade. Então é um momento de troca, troca não só de conhecimento, de experiências, mas também troca de sementes, troca de mudas.”
Segundo Maria, a previsão é que as entidades participem do II Encontro Nacional de Agricultura Urbana, parte da Articulação Nacional de Agroecologia, previsto para acontecer na capital pernambucana no segundo semestre deste ano.
Assessoria de Comunicação - MDS