Notícias
Segurança Alimentar
Em reunião do Consea, ministro destaca papel do colegiado para tirar o país do Mapa da Fome
Durante a 4ª Plenária Ordinária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de 2025, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, enfatizou a relevância do apoio do colegiado para a execução do Plano Brasil Sem Fome e para o fortalecimento da segurança alimentar no país.
“O Conselho sempre foi uma âncora de debates e aperfeiçoamentos que nos permitiram planejar. No começo de 2023, tivemos muitas secas e enchentes, provando que os impactos climáticos afetam todo o mundo, cada vez mais. Mas o Consea se manteve firme no que diz respeito à segurança alimentar e sempre pensando nos mais vulneráveis”, afirmou.
O ministro destacou ainda uma das conquistas mais significativas alcançadas pelo país este ano: a saída do Brasil do Mapa da Fome. Ele reforçou o papel essencial das políticas de assistência social nesse resultado.
“Nós tiramos o Brasil do Mapa da Fome e nossa próxima meta é tirar a fome do Brasil. Com o fortalecimento das políticas públicas que estão chegando aos que mais precisam, nosso país tende a se tornar cada vez menos desigual”, celebrou Wellington Dias.
A plenária contou com a presença do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, da presidenta do Consea, Elisabetta Recine, e do presidente da Frente Parlamentar de Combate à Fome e Segurança Alimentar e Nutricional do Congresso Nacional, deputado federal Padre João, além de representantes das secretarias do MDS, de outros órgãos do Governo do Brasil e da sociedade civil, que contribuíram para o debate sobre segurança alimentar e para a defesa da alimentação adequada às populações em situação de vulnerabilidade.
O papel do Consea
O Conselho tem caráter consultivo e integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Cabe ao colegiado colaborar na gestão intersetorial das políticas públicas e na articulação entre as três esferas de governo (federal, estadual e municipal), assegurando a participação social na implementação e execução das políticas de segurança alimentar e nutricional.
O Consea é composto por dois terços de representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais. A presidência é exercida por um representante da sociedade civil, indicado entre seus membros e designado pela Presidência da República.
Assessoria de Comunicação - MDS