Notícias
Segurança Alimentar
Comitê técnico debate novo projeto Brasil-FAO para sistemas alimentares urbanos sustentáveis
Brasília foi palco, nesta terça-feira (11.03), do início dos trabalhos do comitê técnico do novo projeto do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO. A iniciativa, que conta com a participação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), tem como objetivo promover sistemas alimentares urbanos mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis em países da América Latina e do Caribe.
A secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, destacou a importância do projeto diante dos desafios comuns enfrentados por diversos países na garantia do acesso a alimentos básicos e saudáveis nas áreas urbanas. “Assim como o Brasil, outros países da região enfrentam desafios semelhantes na agenda urbana”, afirmou.
A analista de projetos da ABC, Mariana Falcão, enfatizou o trabalho conjunto. "Este projeto é um compromisso concreto do Brasil com a agenda da segurança alimentar e nutricional e do combate à fome e à pobreza na região, por meio da cooperação Sul-Sul", disse .
Para o oficial de Políticas de Sistemas Alimentares da FAO, João Intini, a agenda alimentar urbana é um tema inovador e relevante para o contexto global. “Para a FAO, este projeto significa abrir a perspectiva de ação dentro do processo de urbanização que estamos vivendo em todo o mundo”, observou.
O novo projeto busca aprimorar marcos legais e institucionais, políticas públicas, programas e iniciativas que promovam a produção, o fornecimento, o acesso e o consumo sustentáveis de alimentos no contínuo urbano-rural.
A iniciativa será implementada em nível nacional e regional, promovendo o desenvolvimento de capacidades e conhecimentos organizacionais e institucionais nos países parceiros. Representantes da Colômbia, Cuba, Costa Rica, Peru e Chile participaram da reunião técnica.
“Estou certo de que este projeto será exemplar neste esforço de gerar segurança alimentar e nutricional em outros países, num contexto global de alta urbanização”, afirmou o representante da FAO no Brasil, Jorge Meza.
Assessoria de Comunicação - MDS, com informações da FAO