Currículo
Tércio Almir Brandão Santana
Secretário Nacional do Cadastro Único
Nascido em Salvador, Bahia, Tércio Almir Brandão Santana tem 35 anos e é formado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem vasta experiência em gestão governamental. Trabalhou entre 2013 e 2019 na prefeitura de Salvador, tendo exercido diversos cargos. Em 2011, passou seis meses em Orlando, Estados Unidos, para estudos.
Na prefeitura de Salvador, atuou até 2014 como assessor do secretário de gestão e, a partir de maio daquele ano a fevereiro de 2017, foi coordenador de Modernização de Gestão, cuidando da formulação e concepção de projetos de modernização de diversos órgãos municipais a exemplo da Defesa Civil de Salvador, Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza dentre outros. Em seguida, foi gerente de Projetos de Modernização, trabalhando na prospecção, elaboração, gerenciamento e implantação de iniciativas de modernização em toda a prefeitura, assim como na otimização de estruturas organizacionais dos órgãos e entidades municipais.
Como diretor de Atenção à Saúde, em 2019, executou a gestão das políticas, planejamento, implantação e avaliação das ações e serviços de promoção e assistência à saúde, nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, urgência e emergência, linhas de cuidado e assistência farmacêutica e insumos de saúde.
Em seu último cargo na prefeitura de Salvador, exerceu na Secretaria de Articulação Comunitária e prefeituras-bairro o cargo de assessor especial do secretário. Foi responsável pelo desenvolvimento de atividades como elaboração, desenvolvimento e implantação de projetos estratégicos e de inovação da secretaria, articulação de políticas públicas com órgãos públicos municipais e de outras esferas, bem como com lideranças com comunitárias, elaboração e acompanhamento do Planejamento Estratégicos e peças orçamentárias (PPA, LDO e LOA), gestão de desempenho das unidades das prefeituras-bairro, modernização de processos e indicadores de desempenho.
Pelo Ministério da Cidadania, atuava desde abril de 2021 como diretor de Programa da Secretaria Executiva. Em julho, foi nomeado, pelo ministro da Casa Civil da Presidência da República, como secretário nacional do Cadastro Único da Secretaria Executiva do Ministério da Cidadania.