Povo Pomerano
O Povo Pomerano é originário da Pomerânia, território que não consta mais no mapa geopolítico da Europa. A região da Pomerânia localizava-se na costa sul do Mar Báltico e foi incorporada majoritariamente pela Polônia e, em menor parte, pela Alemanha.
Impulsionados pela política imigratória promovida pelo Estado Brasileiro, muitas pessoas pomeranas migraram para o Brasil a partir da segunda metade do século XIX. A decisão também foi motivada por crises econômicas, conflitos regionais e a busca por melhores condições de vida.
Atualmente, há presença pomerana conhecida nos estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), no Sudeste (Espírito Santo e Minas Gerais) e no Norte (Rondônia).
No Brasil, o povo pomerano preservou sua identidade cultural, organizado majoritariamente em comunidades rurais. A agricultura familiar é a base de sua economia tradicional, mantendo uma profunda relação com a terra.
Possuem tradições como festas religiosas e culturais, danças folclóricas, culinária típica e, sobretudo, a língua pomerana, reconhecida como patrimônio cultural é co-oficializada em alguns municípios do país integrando o currículo escolar.