Pantaneiros
São comunidades ou conjunto de famílias que têm seus modos de vida adaptados aos ciclos das águas do Pantanal nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Seus modos de vida, valores socioculturais e conhecimentos tradicionais, ambientais e ecológicos são produzidos a partir das suas percepções, usos e manejos dos recursos naturais e territórios desse bioma.
Originadas da miscigenação entre indígenas e negros, as comunidades pantaneiras organizam os seus territórios através do uso diferenciado dos espaços pela agricultura familiar, pesca artesanal, pecuária tradicional, extrativismo e outras formas de ocupação e modos de vida.
Classificam o território ocupado em onze Pantanais e consideram esse bioma não somente a parte alagável, mas também toda a borda alta, conhecida como Planalto, com sua dinâmica e características distintas.
Por meio de seus conhecimentos e práticas tradicionais contribuem para diminuir os efeitos das mudanças climáticas e para a grande diversidade biológica e cultural da região, representada pelas manifestações de músicas e danças como o rasqueado, siriri e cururu.