Notícias
INOVAÇÃO ENERGÉTICA
ANEEL e Defesa Civil de SP discutem projeto para enfrentar eventos climáticos extremos
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reuniu-se nesta terça-feira (30/6) com lideranças da Defesa Civil de São Paulo sobre o projeto São Paulo Integrado (SPIN). O projeto, dentro do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da ANEEL e executado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), tem orçamento previsto de R$ 16 milhões.
Ao integrar dados meteorológicos e informações da rede elétrica, o projeto busca reduzir a distância entre o alerta climático e a tomada de decisão operacional, permitindo respostas mais rápidas e mais aderentes aos riscos efetivos para o sistema de distribuição. O cronograma do projeto prevê a entrega da plataforma final em dezembro de 2026 e o encerramento em julho de 2027.
Participaram do encontro, na capital paulista, o diretor da Defesa Civil de São Paulo tenente-coronel, Adriano Baruffaldi e técnicos das instituições. Na ocasião, foram atualizadas as entregas já realizadas pelo projeto, com destaque para a instalação de 23 novas Estações Meteorológicas Automáticas (EMAs) no estado de São Paulo.
A ANEEL reforça seu compromisso com o acompanhamento de perto dos desafios relacionados aos eventos climáticos extremos e atua, por meio do Programa de PDI, no desenvolvimento de soluções que ampliem a capacidade de monitoramento, prevenção e resposta das instituições envolvidas.