Notícias
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Eficiência Energética: ANEEL realiza segunda blitz para promover competição educacional do setor elétrico nas escolas
.
Tecnologia, educação e eficiência energética unidas em uma jornada educativa: a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Nesta sexta-feira (15/8), Escola Municipal de Ensino Fundamental David Canabarro, localizada em Canoas (RS), foi a segunda escola pública do país a receber autoridades do setor elétrico para ação interativa, que faz parte da mobilização nacional acerca da competição. Quarenta e sete alunos e dois professores participaram da manhã de atividades práticas e educativas voltadas ao consumo consciente de energia.
A iniciativa integra o calendário da ONEE 2025 e contou com a participação do diretor substituto da ANEEL, Daniel Danna, do diretor de regulação do Instituto Abradee, Ricardo Brandão e do diretor executivo da RGE, Ricardo Dalan.
"A ONEE tem um propósito fundamental: incentivar o uso consciente e eficiente da energia elétrica ao mesmo tempo em que estimula os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras que promovam a responsabilidade social e ambiental", afirmou Danna.
Realizada anualmente pela ANEEL, no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE), junto com 48 distribuidoras de energia elétrica que atuam no país, a edição de 2025 da ONEE está sob coordenação da RGE. A coordenação geral é realizada pelo Instituto Abradee, e a execução conta com a parceria de instituições especializadas: Instituto Crescer, responsável pela proposta pedagógica; Instituto Innovare, que cuidará da avaliação de impacto; e Agência A+, encarregada das ações de comunicação e engajamento. Neste ano, a meta é alcançar meio milhão de alunos das redes pública e privada de ensino.
Blitz a caminho
As blitzes estão sendo realizadas nas cinco regiões do país. As ações serão acompanhadas pelos diretores da Agência. A primeira foi realizada na região Centro-Oeste, representada pelo estado do Mato Grosso, e contou com a participação do diretor Fernando Mosna. A segunda ocorreu na região Sul, com a presença diretor substituto Daniel Danna. As próximas blitzes serão nas regiões Norte, na cidade de Belém (PA), com a participação da diretora Agnes da Costa; Sudeste, na cidade de Campinas (SP), com a participação diretor substituto, Ivo Nazareno, e Nordeste, na cidade de Teresina (PI), com a participação do diretor-geral, Sandoval Feitosa.
O objetivo é aproximar os estudantes de temas essenciais como sustentabilidade, consumo consciente de energia, uso eficiente de equipamentos domésticos e explicar como está estruturada a matriz energética brasileira. Para tornar o aprendizado mais leve e dinâmico, a programação inclui palestras, jogos, desafios e atividades lúdicas, que transformam conceitos técnicos em experiências práticas e engajadoras.
Como participar
Estudantes e professores dos 8º e 9º anos poderão se inscrever até 30 de setembro no site oficial (www.onee.org.br). A participação é gratuita e inclui premiações para os alunos vencedores, além de um curso de formação para docentes. Confira abaixo o calendário de atividades da competição:
- Inscrições: até 30 de setembro
- Formação de professores: agosto e setembro
- Desafios e provas (1ª e 2ª fases): outubro
- Resultado: outubro
- Evento de premiação: 6 de novembro