Japão
O Japão é um parceiro tradicional e estratégico do Brasil, com relações diplomáticas estabelecidas há mais de um século, caracterizadas por cooperação, confiança mútua e complementariedade econômica. A presença da comunidade nipo-brasileira, a mais numerosa fora do Japão, constitui um elo histórico singular que fortalece o diálogo bilateral e cria um ambiente favorável para relações comerciais e de investimento de longo prazo.
O país depende de importações para cerca de 60% das calorias consumidas por sua população, o que evidencia uma dependência estrutural do abastecimento externo para atender à demanda interna por alimentos. Essa elevada dependência externa é acompanhada por rigorosos controles de qualidade e exigências sanitárias, que orientam a política de abastecimento japonesa. Nesse contexto, o Brasil figura entre os principais fornecedores do Japão de produtos agropecuários, com destaque para carne de aves, carne suína, grãos, café e suco de laranja.
A alta renda per capita de sua população, o elevado padrão de qualidade dos alimentos exigido pelo mercado japonês e a mudança de hábitos de consumo permitem explorar nichos específicos de mercado, inclusive de maior valor agregado, para além do comércio tradicional. As oportunidades de cooperação técnica e de atração de investimentos produtivos também marcam a relação com o país.
ADIDO AGRÍCOLA EM TÓQUIO
Nome: ANDRÉ MINORU OKUBO
Profissão: Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Formação: Engenheiro Agrônomo graduado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Experiência: Possui 18 anos de experiência como Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Até sua designação para o cargo de Adido Agrícola, atuou na Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), onde exerceu a função de Coordenador-Geral de Investimentos e Cooperação. Nessa posição, dedicou-se à promoção de investimentos estrangeiros no Brasil, à internacionalização de empresas brasileiras e ao fortalecimento da cooperação técnica internacional. Exerceu, ainda, a função de Diretor Substituto do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, além de representar a SCRI em missões de investimento e fóruns internacionais.
Na Secretaria de Defesa Agropecuária, atuou na Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) no Porto de Santos, onde exerceu as funções de Chefe-Geral da Unidade e Chefe do Setor Vegetal. Nesse período, contribuiu para o fortalecimento da eficiência dos serviços, por meio da digitalização de processos, do desenvolvimento de procedimentos pioneiros de inspeção remota e da adoção de metodologias de gerenciamento de risco, visando à racionalização e à modernização dos procedimentos de importação e exportação.
Ao longo de sua carreira, representou o MAPA em instâncias estratégicas, como o Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santos, o Comitê Local de Facilitação do Comércio, o Comitê Técnico de Modernização e Desempenho da CONAPORTOS e ponto focal do Ombudsman de Investimentos Diretos Agropecuários junto à CAMEX.
Antes de ingressar no serviço público, atuou no setor privado, em empresa multinacional, como representante técnico de vendas de sementes e insumos, além de ter experiência no setor de papel e celulose. É fluente em inglês e espanhol.
Endereço: Embaixada do Brasil em Tóquio, 2-11-12 Kita Aoyama Minato-ku, Tokyo, 〒 107-8633 - Japan
Telefone: + 81 03-3405-8077
E-mail: adido.toquio@agro.gov.br; andre.okubo@agro.gov.br e gestaoadidos@agro.gov.br.
Página web: http://toquio.itamaraty.gov.br/ | Rede Social (Twitter): @BrasembTokyo | Link Embaixada
Informações sobre o mercado
Statistics Bureau of Japan - Population Estimates by Age (jan 2021)
Statistical Handbook of Japan 2020
WITS: Japan Food Products Imports by country in US$ Thousand 2019
Guia Prático para Conduta de Negócios no Japão
Mercado de Mangas Frescas no Japão 2020
Calendário de eventos
FOODEX JAPAN 2025 - 11 a 13 de março de 2025 (Setor: alimentos, tecnologia de alimentos, bebidas, inovações, máquinas e equipamentos, supermercados, atacadistas. )
Wine & Gourmet Japan 2025 - 15 a 17 de abril de 2025 (Setor: bebidas e alimentos com foco em vinhos.)
SCAJ - WORLD SPECIALTY COFFEE CONFERENCE AND EXHIBITION 2025 - 24 a 27 de setembro de 2025 (Setor: cafés especiais)
Health Ingredients Japan - 15 a 17 de outubro de 2025 (Setor: Ingredientes funcionais, saudáveis, naturais, aditivos alimentares, controle de qualidade, analisadores, esterilizadores, embalagem e rotulagem.)
CAFERES - 30 de outubro de 2025 - 01 de novembro de 2025 (Setor: insumos, tecnologia e soluções avícolas.)
Eventuais mudanças políticas e/ou econômicas – posteriores à elaboração dos documentos dispostos neste portal – podem ocasionar a desatualização de algumas informações.
