Japão
O Japão possui superfície de 377.971 km2 e localiza-se no extremo leste do continente asiático. A população estimada do Japão é de 125,63 milhões de habitantes sendo a 11ª maior população mundial. O Japão, entre os países desenvolvidos (G8), é o que possui a menor autossuficiência calórica. Dados japoneses apontam que o país produz apenas cerca de 40% das calorias ingeridas, ficando o remanescente suprido por importações. Dados do Banco Mundial de 2019, apontam que o país importou US$ 27,45 bilhões em produtos alimentícios. Entre os produtos mais importados pelos japoneses encontram-se as proteínas animais, cereais, vegetais e frutas. Em 2019, as importações de produtos alimentícios representaram 8,8% das importações japonesas.
Os principais obstáculos no acesso ao mercado japonês estão relacionados a questões sanitárias e fitossanitárias e no desconhecimento das regras alfandegárias. Em relação aos consumidores japoneses, nota-se interesse recente por produtos naturais e funcionais, com valor agregado elevado, a exemplo de seleta de legumes e vegetais congelados; polpas de suco; óleos vegetais; produtos lácteos; produtos prontos para consumo, congelados ou enlatados; mel; e, produtos da agricultura orgânica e sustentável.
ADIDO AGRÍCOLA EM TÓQUIO
Nome: MARCO AURÉLIO PAVARINO
Profissão: Fiscal Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Formação: Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Gestão de Meio Ambiente e Recursos Naturais pela Universidade de Alcalá de Henares – Madrid, Espanha e Mestre em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília.
Experiência: Possui 24 anos de experiência como Fiscal Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Até o momento de sua designação para o cargo de Adido Agrícola, desempenhou atividades na Secretaria de Agricultura Familiar como Coordenador-Geral de Extrativismo, onde coordenou o programa Bioeconomia Brasil Sociobiodiversidade; atuou como expert e representante institucional em diversos fóruns internacionais como o MERCOSUL e da Organização das Nações Unidas – ONU, como a Convenção Sobre Diversidade Biológica, Grupos Técnicos do Tratado Internacional de Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura – TIRFAA; Assessorou o Secretário de Agricultura Familiar em fóruns da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE e Organização das nações Unidas para a Alimentação e Agricultura - FAO. Participou da elaboração do Plano Agricultura de Baixo Carbono – Plano ABC. Atuou como docente em cursos preparatórios nas disciplinas de Organismos Internacionais e suas estruturas (OMC, OMPI, FAO, CODEX Alimentarius, OIPV). Foi Coordenador-Geral Técnico e Coordenador-Geral de Meio Ambiente e Recursos Naturais no Incra. Foi Assessor da Secretaria Executiva e do Gabinete do Ministro do Desenvolvimento Agrário. É fluente em inglês e espanhol.
Endereço: Embaixada do Brasil em Tóquio, 2-11-12 Kita Aoyama Minato-ku, Tokyo, 〒 107-8633 - Japan
Telefone: + 81 03-3405-8077
E-mail: adido.toquio@agro.gov.br e gestaoadidos@agro.gov.br.
Página web: http://toquio.itamaraty.gov.br/ | Rede Social (Twitter): @BrasembTokyo | Link Embaixada
Informações sobre o mercado
Statistics Bureau of Japan - Population Estimates by Age (jan 2021)
Statistical Handbook of Japan 2020
WITS: Japan Food Products Imports by country in US$ Thousand 2019
Guia Prático para Conduta de Negócios no Japão
Mercado de Mangas Frescas no Japão 2020
Calendário de eventos
FOODEX JAPAN 2025 - 11 a 13 de março de 2025 (Setor: alimentos, tecnologia de alimentos, bebidas, inovações, máquinas e equipamentos, supermercados, atacadistas. )
Wine & Gourmet Japan 2025 - 15 a 17 de abril de 2025 (Setor: bebidas e alimentos com foco em vinhos.)
SCAJ - WORLD SPECIALTY COFFEE CONFERENCE AND EXHIBITION 2025 - 24 a 27 de setembro de 2025 (Setor: cafés especiais)
Health Ingredients Japan - 15 a 17 de outubro de 2025 (Setor: Ingredientes funcionais, saudáveis, naturais, aditivos alimentares, controle de qualidade, analisadores, esterilizadores, embalagem e rotulagem.)
CAFERES - 30 de outubro de 2025 - 01 de novembro de 2025 (Setor: insumos, tecnologia e soluções avícolas.)
Eventuais mudanças políticas e/ou econômicas – posteriores à elaboração dos documentos dispostos neste portal – podem ocasionar a desatualização de algumas informações.