A Plataforma de Serviços Integrados da Defesa Agropecuária - PSDA, em pleno desenvolvimento, está revolucionando a fiscalização e gestão agropecuária no Brasil. Com o engajamento dos Auditores Fiscais e com o apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação - STI, a PSDA adota tecnologias avançadas e inteligência artificial (IA) para ampliar a capacidade fiscalizatória, assegurando a conformidade com as normas regulatórias e promovendo a eficiência, sustentabilidade e segurança no setor agropecuário.
Alinhada às diretrizes da Lei 14.515/2022, a PSDA foi projetada para garantir modernização e rastreabilidade dos produtos agropecuários. Ela permite monitoramento em tempo real, assegurando ações corretivas imediatas e o cumprimento rigoroso das normas através de auditorias automáticas e notificações de irregularidades. Além disso, gerencia informações com alto padrão de segurança e privacidade, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reforçando a transparência por meio de integrações com sistemas como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
Acompanhamento do desenvolvimento
Acesso à plataforma
Serviços
Quando um serviço ou sistema integrado ao login do gov.br permitir o acesso de Pessoa Jurídica, será necessário vincular o CNPJ desejado à uma conta gov.br de Pessoa Física. Este processo é feito usando um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (e-CNPJ). Após vincular o CNPJ, será possível acessar o serviço em nome da empresa usando o seu certificado. Mais informações disponíveis em Dúvidas na Vinculação de CNPJ no GovBr.
Dúvidas relacionadas aos serviços e ao projeto da Plataforma de Serviços Integrados de Defesa Agropecuária (PSDA) devem ser direcionadas à Coordenação-Geral de Operações e Projetos (CGOP/STI/SE), pelo e-mail cgop.sti@agro.gov.br, responsável pela gestão e implementação das soluções digitais no âmbito da PSDA.